Cultura & Lazer Titulo Inauguração
Clubinho dos artistas
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
30/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Pela luta por mais união e melhor articulação dos artistas da região, além da necessidade de espaço para dar visibilidade às produções artísticas que os grupos montam, as Companhias Lírica de Teatro e TDT Artes, ambas de Santo André, inauguram amanhã o Espaço Cultural Casimiro de Abreu, no bairro Casa Branca, na mesma cidade.

A inauguração já começa apoteótica. São dois dias de intensa programação gratuita. Das 10h às 22h, no sábado e domingo, diversos grupos de todas as modalidades artísticas realizam programações.

Haverá cortejo, apresentação teatral, musical, circense, roda de capoeira e projeto de intervenção urbana, com le parkour e grafite. Entre os espetáculos teatrais apresentados, estão "Clube das Solteironas" e "A Queda".

Nos próximos dias já está organizado um Festival de Cenas Curtas, com direito à premiação e a Mostra Regional de Teatro. A ideia é fechar programações mensais a partir da abertura da casa.

"Uma das coisas que mais esperamos que aconteça com a inauguração do espaço é conseguir dizer que arte também é trabalho. E conseguir fazer com que os artistas da região possam se juntar e somar forças para conseguir mais visibilidade e oportunidade", conta Varlei Xavier, um dos diretores da casa.

Para o artista, pode funcionar como um clube. Pagando a taxa de manutenção, ele tem o direito de realizar ensaios no galpão do grupo. O palco é móvel e todas as estruturas, como iluminação, atendem à essa característica do espaço. Já existem 40 associados.

Outra função interessante que o local tem, e já começou a realizar, é o encaminhamento de artistas da região para apresentações externas. "Um dos nossos grupos lida muito com eventos empresariais e já conseguimos encaminhar jovens profissionais daqui para esses trabalhos."

O galpão de 110 m² funciona dentro do Colégio Central Casa Branca, onde Xavier trabalha como professor. "Minha proposta pedagógica sempre esteve ligada com a arte. O espaço cultural e o colégio são completamente distintos no funcionamento, mas sempre busco integração entre os alunos e a cultura."

Espaço Cultural Casimiro de Abreu - Rua Onze de Junho, 521, Santo André. Tel.: 2805-2808.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;