Setecidades Titulo Avenida Kennedy
Caminhada pela paz reúne 1.200 em São Caetano
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
12/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Cerca de 1.200 moradores de São Caetano deixaram a preguiça em casa e foram para a Avenida Kennedy, ontem, caminhar a favor da paz. A atividade fechou ação da Secretaria de Segurança e da Coordenadoria de Ação Social da Prefeitura,que durou 16 dias e contou com palestras e outras ações contra violência.

 

A ideia surgiu após a tragédia na Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, onde um estudante atirou contra a professora e se matou em seguida. "Estamos tentando inserir a cultura da paz. Muito mais do que colocar detector de metais em escolas, temos de introduzir esse tipo de cultura na cabeça das crianças", disse a assessora especial de Coordenação da Ação Social da Prefeitura de São Caetano, Regina Maura Zetone.

 

A deputada federal Keiko Ota, que teve o filho de 8 anos assassinado em 1997, também participou da manifestação. Para Keiko, o Brasil tem cultura de violência, mas é preciso de esforços para mudar esse quadro. "Todo ser humano tem essência divina, mas situações da vida o transforma em alguém com sentimento de ódio. Consegui transformar tudo o que passei em paz. Nada acontece na vida para deixar a gente triste, mas para aprendizado. Não importa o que aconteceu, temos de dar a volta por cima."

 

RESPEITO AOS ANIMAIS

Em época onde a relação entre seres humanos e animais está tão banalizada - vide as últimas notícias sobre maus-tratos a cães por todo o País -, a ação também teve intenção de divulgar a necessidade de mais respeito.

 

Cerca de 500 cães participaram, com seus donos, da Cãominhada. "É importante para conscientizar as pessoas e evitar maus-tratos contra animais", opinou Priscila Torres Lourencetti, 34 anos, moradora do bairro Olímpico, em São Caetano. A bióloga aproveitou para influenciar marido, irmã, cunhados, sogro e sogra. "Acordamos cedo só para participar da caminhada."

A dona de casa Elza di Bella, 73, que é moradora do bairro Fundação, acredita que atividades como a de ontem deveriam ocorrer mais vezes. "Acho muito importante divulgar a paz. Gosto de trazer meus cachorros para participar."

 

Além da caminhada, panfletos com orientações para denúncia foram distribuídos. "Nosso objetivo é a conscientização quanto à preservação dos animais. Eles também sentem dor, fome e frio, precisam de cuidados. Queremos divulgar a necessidade de uma relação melhor e evitar maus-tratos", disse o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de São Caetano, Fábio Bertola Agostini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;