Política Titulo Estratégia
PSD prepara sede regional em Santo André

Líderes do partido no Grande ABC afirmam que escritório será importante para orientar mandatos dos pessedistas

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
10/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O PSD vai abrir um escritório em Santo André. O objetivo do espaço é preparar o partido para a eleição de 2014, além de estreitar laços com parlamentares da região. No pleito do ano passado, a legenda fez cinco vereadores no Grande ABC (o que representa participação de 3,5% nos sete parlamentos municipais).

A inauguração do QG (Quartel General) pessedista está prevista para ocorrer em maio, com presença dos caciques estaduais. O secretário de Obras de Santo André, Paulinho Serra (PSD), tem cuidado dos detalhes da instalação.

O escritório será comandado por triunvirato: Paulinho; o coordenador da sigla na região, deputado estadual José Bittencourt (PSD); e Gerson Constantino, assessor do vereador da Capital José Police Neto, quadro que cuida da articulação pessedista na Região Metropolitana.

Bittencourt explicou que o escritório será importante para unir forças dentro da região. "É um espaço de participação partidária que também vai aglutinar os grupos que existem dentro do PSD", avaliou.

O parlamentar destacou que Santo André foi a cidade escolhida para abrigar o escritório por conta da disponibilidade de Paulinho. "Ele é um quadro importante e está se disponibilizando para fomentar o partido", afirmou. O andreense tem procurado imóveis que possam abrigar o QG.

Gerson declarou que a implantação de escritório mostra que o PSD está empenhado em valorizar o Grande ABC. "O local englobaria todos os trabalhos partidários. Desde orientação do mandato até aumento de filiados."

O PSD deseja mostrar que conseguiu superar os problemas internos referentes ao papel de coordenador da sigla nas sete cidades. O deputado estadual seria substituído por Gerson e Paulinho no ano passado, mas acabou sendo deixado no cargo, após as primeiras movimentações para a substituição terem causado clima tenso.

 

Preparação política

Apesar do discurso político-partidário, o escritório em Santo André também vai ser importante para Police Neto. O vereador é cotado como um dos postulantes à Assembleia Legislativa. O pessedista aposta na Região Metropolitana para conquistar os votos. Somente o Grande ABC possui cerca de 2 milhões de eleitores.

Durante visita ao município de Rio Grande da Serra, no mês passado, Police Neto admitiu que o PSD tem planos de lançar candidato ao Palácio dos Bandeirantes, mas ponderou sobre sua participação na chapa proporcional.

 

Rachada em S.Caetano, sigla define presidente nesta semana

Rachado, o PSD deve decidir o destino em São Caetano nesta semana, quando o atual presidente, ex- vereador Joel Fontes, encontra o mandatário nacional e estadual da agremiação, o ex-prefeito da Capital Gilberto Kassab.

Joel Fontes disse que tem planos de continuar no comando da comissão provisória do PSD e implantar projeto para crescimento. "Vou decidir isso entre terça-feira e quarta-feira com o Kassab. Quero um respaldo, uma garantia de que o partido vai ficar comigo", considerou.

A legenda tem duas cadeiras na Câmara - Magali Selva Pinto e Fábio Soares. O mandatário reclama que os vereadores caminham com vida própria e não o procuram para tomar decisões. "A política não pode ser brincadeira. Tem de haver respeito e a nossa direção tem que ser respeitada. Não pode cada um fazer o que quer", pontuou. No quesito Legislativo, o partido foi o segundo mais votado, com 12.286 sufrágios. Ficou atrás apenas do PTB, sigla que comandava a cidade na época.

A dupla de parlamentares do PSD integra um bloquinho ao lado de dois vereadores do PPS, para aumentar o poder de negociação com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). A relação, até então, é de independência com elogios e críticas ao peemedebista. O grupo governista começou a cooptar siglas de retaguarda - o PTN foi a primeira - e, por ora, os pessedistas estão soltos.

O ex-vereador disse que o atual coordenador regional, o deputado estadual José Bittencourt, recomendou que ele movimentasse mais a atuação da sigla. "Temos cerca de 230 filiados e temos feito reuniões, mas os vereadores não aparecem. Nossa relação regional e estadual é positiva, mas no município estamos desarticulados", analisou. (colaborou Gustavo Pinchiaro)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;