Economia Titulo Automotivo
Venda de carro 0Km na região ganha impulso

Foram 56.350 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus de janeiro a setembro, 25,78% mais do que no ano passado

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
06/10/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


As vendas de veículos zero-quilômetro no Grande ABC ganharam impulso em setembro e garantiram, nos nove primeiros meses do ano, ritmo de expansão semelhante ao observado em todo o País.

Foram 56.350 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus de janeiro a setembro, 25,78% mais que no mesmo período do ano passado.

No mercado nacional, o crescimento foi ligeiramente maior, com o total de 2,21 milhões de veículos vendidos, alta de 27,03%.

Os resultados do mês passado (7.889 unidades vendidas na região) colaboraram para o bom desempenho do setor até agora. Depois de uma retração no volume de comercialização em agosto frente a julho, nos sete municípios, houve incremento de 17,92% no mês passado.

Por segmento, o Grande ABC registra neste ano bom impulso nas vendas de automóveis (de 22%) e resultados ainda melhores (50,55%) no segmento de comerciais leves, acima do ritmo nacional. Nessa categoria, no País todo, houve crescimento de 45,26% nos primeiros nove meses do ano frente a igual período do ano passado,

O crescimento já era esperado. "O mercado voltou à realidade, cresceu sem ser de forma exagerada, e essencialmente em função das promoções das montadoras", afirmou o presidente do Sincodives (Sindicato das Concessionárias da Distribuição de Veículos Automotores do Estado de São Paulo), Octávio Vallejo, que também é vice-presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Feirões de fábrica, taxas promocionais oferecidas pelas fabricantes e ainda a chegada de novos modelos teriam ajudado a impulsionar os resultados.

Lojistas da região atestaram a melhora do mercado no mês passado. Foi o caso da Primarca, revendedora da marca Chevrolet situada em São Caetano, que registrou expansão de 20% frente aos números de agosto.

A concessionária participou de dois feirões de fábrica organizados pela General Motors em setembro. "Ajudou muito, foram ações fortes voltadas para o carro zero", disse o gerente de vendas Edvaldo Piotto.

O gerente destacou ainda a boa demanda por modelos recém-lançados pela fabricante, o utilitário esportivo de luxo Captiva e a minivan Meriva 1.4, que teriam ajudado a atrair consumidores também para outros produtos.

Comercialização no Grande ABC cresce 26% no ano até setembro e segue ritmo nacional

Representantes do segmento ainda mantêm otimismo em relação ao desempenho para o ano todo frente a 2007, embora haja dúvidas quanto à continuidade dos resultados favoráveis nos últimos meses do ano, por causa da crise financeira internacional.

O presidente do Sincodives, Octávio Vallejo, acredita que será possível que o segmento registre alta de 21% a 23% de vendas frente ao volume comercializado no ano passado.

"Não sabemos os desdobramento, inclusive psicológicos nas vendas. Quem disse que o País estava imune errou", disse o dirigente.

Para ele, é importante que os lojistas tenham bom senso de não tomar medidas precipitadas e administrem seus estoques e o capital de giro.

O gerente da Primarca, Edvaldo Piotto, também se mostra confiante, apesar do cenário de incertezas.

"O mercado está meio indefinido neste mês, mas não houve nenhuma mudança significativa nas taxas, apenas o banco está mais criterioso para conceder crédito, não há motivo para abalar o consumidor", acredita Piotto, embora ele concorde que as notícias negativas do cenário internacional podem fazer os clientes adiarem compras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;