Política Titulo DGABC Pesquisas
Donisete tem nota 4,2 em Mauá

Com pequeno avanço, administração do prefeito petista aparece com índice parecido em relação ao registrado no levantamento anterior

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O eleitorado de Mauá deu nota 4,2 para o governo do prefeito Donisete Braga (PT), deixando o petista na penúltima colocação na lista das sete cidades. A margem é apontada pelo levantamento do DGABC Pesquisas, encomendado pelo Diário, e se apresenta estável, com alta mínima de 0,1 ponto percentual em relação à sondagem anterior, publicada em novembro. Por outro lado, a população conferiu número de 4,7 na amostra de junho do ano passado, o que configura declínio de 0,5 ponto percentual em um ano.

Conforme a pesquisa, 73,8% dos entrevistados deram nota entre 0 a 6 e 20% concederam marca de 7 a 8. Apenas 5,3% dos questionados disseram que a gestão do petista deveria receber avaliação de 9 e 10. A administração Donisete apresenta índice baixo de aprovação: 19,8%.

Apesar de o resultado não ser de motivo de comemoração na Prefeitura, o saldo de satisfação era pior há oito meses, quando ele obteve análise positiva de somente 16% dos eleitores do município.

O número daqueles que consideram o governo regular caiu de 37,1% para 34% nesses um ano e sete meses de mandato (sendo a maioria – 18,5% – de regular mais para bom). A rejeição aos trabalhos do Paço encontra-se no patamar elevado de 43%. Mesmo assim, houve queda de 1,9 ponto percentual se comparado com a margem anterior. Em contrapartida, esse nível negativo era de 27% na primeira sondagem, de junho do ano passado. O questionário foi aplicado em 400 pessoas.

O transporte público continua sendo a pedra no sapato do petista. Até agora, o Paço não conseguiu destravar as linhas de coletivo na cidade. O governo declarou a Suzantur como vencedora do leilão, só que duas empresas (Viação Diadema Ltda e Princesa Turismo Eireli) entraram com recurso contra a decisão da comissão de licitações da Prefeitura. O prefeito tem a intenção de assinar hoje contrato com a Suzantur como forma de agilizar reforma no setor prometida por ele em campanha.

Por seis meses, contabilizados a partir de outubro, Donisete enfrentou dificuldades na Câmara com a consolidação de grupo independente, formado por 11 vereadores. O caso resultou na paralisação de propostas do Executivo, como o Luos (Lei de Uso e Ocupação do Solo) e Código de Obras, itens considerados estruturantes para a área imobiliária por aumentar rigidez da legislação.

Outro aspecto que não teve resolução foi o imbróglio que envolve a assinatura do acordo entre a Caixa Econômica Federal e o Paço para repactuar a dívida pública de Mauá. O acerto vai permitir que a cidade volte a receber parte do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O acordo do débito foi o principal ato administrativo do petista em 2013, mas até hoje o caso permanece sem desfecho.

PERFIL
Na avaliação a partir da escolaridade, Donisete tem o pior índice entre os eleitores que possuem Ensino Médio completo, com nota 4. O melhor desempenho do petista, por sua vez, está na população analfabeta e Ensino Fundamental incompleto e completo. Ele recebeu margem de 4,5 por esse público.

Pela faixa de idade, os entrevistados de 16 a 24 anos conferiram o maior número à administração, que iniciou mandato em janeiro de 2013, atribuindo 5,2. A avaliação mais baixa ficou entre aqueles que têm entre 25 a 34 anos, que deu margem de 3,5. A população com 60 anos ou mais também apontou nível negativo, de 3,6.

Contabilizando os candidatos votados no segundo turno, a gestão teve nota 3,4 dos eleitores que simpatizam com a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). Donisete conseguiu margem de 5 entre aqueles adeptos do projeto do PT.

A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais. As entrevistas foram realizadas no dia 28. A sondagem foi protocolado sob o registro SP-00012/2014 no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;