Política Titulo LIGAÇÃO
Ações de Marinho dependem da União

Petista, que tenta a reeleição em S.Bernardo, aposta num plano de governo ousado

Por Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
07/08/2012 | 07:12
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Marinho, aposta na boa relação com o governo federal para assegurar repasses e, dessa maneira, consolidar o plano de governo de sua eventual segunda gestão no Paço.

Na semana passada, o petista apresentou o plano de governo para os líderes dos 17 partidos que compõem seu arco de alianças. O projeto ainda será passado para o atual secretariado antes de ser finalizado para ser divulgado oficialmente dia 13.

"Estamos apostando nas nossas relações (com a União), na capacidade da cidade e no crescimento da economia, crescimento de arrecadação e na eficiência da máquina administrativa para novamente fazer um plano de governo ousado", disse Marinho.

São Bernardo é recordista de repasses da União no Grande ABC. Só para a construção do Hospital Municipal de Clínicas está prevista verba de R$ 108 milhões. Para explicar os recursos que contrai do governo federal, Marinho atribui à competência de sua equipe de governo, segundo ele, atenta às possibilidades de parceria e projetos desenvolvidos no governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

"No dia 8 (amanhã) participarei de um encontro do Ministério da Integração Nacional com a presidência da República, onde será anunciada a seleção dos projetos inscritos para investimento em áreas de risco. Então, estamos sempre de olho nas possibilidades de captação de recursos", exemplificou Marinho, que ontem visitou fábrica de móveis e fez caminhada pela Avenida Moinho Fabrini.

 

PLANEJAMENTO

O plano de governo que Luiz Marinho pretende implantar caso seja reeleito é focado em três áreas principais: Mobilidade Urbana, Saúde e Educação.

Nas atividades de campanha, as ações de trânsito e transporte público têm sido o carro-chefe nos discursos do petista, que planeja construir 12 corredores de ônibus, prolongamento da Avenida Lauro Gomes, duplicação das Avenidas José Odorizzi e Samuel Aizemberg.

Além disso, o chefe do Executivo tem alardeado os investimentos para a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) a partir de 2015, que será financiado com recursos tanto do governo estadual quanto do federal. "Também estamos debatendo com o governo do Estado a Linha 20-Rosa do Metrô para chegar até a Estação Afonsina (em 2025)", disse Marinho. O projeto da nova linha está em discussão avançada no Palácio dos Bandeirantes. Será a segunda etapa do projeto que ligará o bairro de Moema, na Capital, até São Bernardo.

Na Saúde, Marinho pretende concluir as obras do Hospital de Clínicas. A primeira fase será entregue em novembro, em cerimônia que deve contar com a presidente Dilma.

Para a Educação, o candidato à reeleição pretende ampliar a oferta de vagas no Ensino Infantil. Desde o início da gestão do petista, a Prefeitura criou 5.513 vagas de zero a 5 anos. Apesar disso, ainda há 5.000 crianças dessa faixa etária aguardando uma vaga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;