Setecidades Titulo Patrimônio
Empresa quer
diálogo sobre
Chácara Colúmbia

Construtora busca saída para erguer prédios na área, que aguarda parecer sobre tombamento

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
04/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A MZM Construtora, que pretende erguer condomínio residencial e comercial no terreno da antiga Chácara Colúmbia, na Vila Vivaldi, em São Bernardo, se diz disposta a dialogar e até mesmo repensar a decisão caso seja confirmado o tombamento da área. O presidente da empresa, Francisco Diogo Magnani, fez convite aos integrantes do Movimento em Defesa do Tombamento e Desapropriação da Chácara Colúmbia e à Prefeitura para que debatam juntos o que fazer a respeito do terreno de 1.500 metros quadrados, que inclui diversas árvores, remanescentes de um casarão da década de 1950, além de possível sítio arqueológico com restos cerâmicos, carvão, conchas e fragmentos de louça ou porcelana.

Segundo Magnani, a construtora ainda não adquiriu a propriedade, mas fez um compromisso de compra e venda. “No fim do ano passado, vimos que o tombamento provisório havia prescrito judicialmente, e então procuramos os proprietários e fizemos esse acordo. Porém, a assinatura foi feita com uma série de restrições, que nos permite voltar atrás caso não seja possível viabilizar o projeto.”

O presidente da empresa diz ter participado de reunião do Compahc-SBC (Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo) para tentar entender o que precisa ser preservado na chácara. “Não ficou claro o que tem valor ali: se é o sítio arqueológico, se é o casarão, que está totalmente abandonado e destruído, ou se é a área verde. A meu ver, o meio ambiente é o que pesa mais para o movimento.”

Pensando nisso, Magnani acredita ser possível fazer um acordo no qual a construtora possa erguer as torres e preservar a área verde. “Seria algo melhor do que hoje se encontra ali, que é uma situação de total abandono e um terreno enorme numa área nobre sem qualquer tipo de uso.”

O empresário está disposto a preservar parte da estrutura do casarão, como a construtora faz em projeto no bairro Taboão, em Diadema. A Casa de Pedra de Alfredo Bernardo Leite será preservada e utilizada como salão de festas do condomínio.

TOMBAMENTO

De acordo com o secretário de Cultura de São Bernardo, Osvaldo de Oliveira Neto, a empresa Pindorama Arquitetura finalizou o trabalho de aprofundamento das informações e definição de diretrizes e grau de preservação dos bens da chácara. Agora, o relatório será avaliado pelo Compahc-SBC, que definirá o grau de preservação da área: total, parcial ou nenhum.

Neto destaca ainda que hoje não há qualquer previsão de desapropriação da área para se fazer um parque, como pede o movimento popular. “Acreditamos que a construtora será capaz de apresentar um projeto que preserve o que for necessário, mas também dê uso à área. Lembrando que o tombamento não deve ser algo que engessa, mas sim algo que integra e protege o bem dentro do contexto atual em que vivemos.”

O secretário cita como exemplo a Casa do Comissário do Café, na Vila Gonçalves, que está localizada em área particular e foi integrada a condomínio como área de convivência. A visitação é feita por meio de agendamento. Outro exemplo na cidade é a Chaminé da Pery Rochetti, que fica no terreno de um supermercado.

A preocupação da professora Alessandra Fahl, 34 anos e integrante do movimento, é que a proposta de intervenção feita desta forma não contemplaria a questão arqueológica. “Se realmente houver um sítio ali, o trabalho pode levar meses. Não podemos soterrar essa história assim. Além disso, a proposta de área verde seria de uso particular e não contemplaria os moradores do bairro”, protesta.
 

Rosa Mística dará lugar a condomínio de casas de alto padrão

Já para o Clube Rosa Mística, no bairro Demarchi, também em São Bernardo, os planos da MZM são mais ambiciosos. Para o presidente da empresa, Francisco Diogo Magnani, o fato de estar encravada em região de mananciais da Represa Billings faz com que a área seja ainda mais valorizada. “Não acho que seja um empecilho. Nossa proposta é construir condomínio sustentável com casas de alto padrão.”

O terreno de 313 mil metros quadrados foi adquirido da entidade religiosa São Camilo em 2008, mas apenas agora teve a documentação regularizada em cartório e a propriedade passou, de fato, para as mãos da construtora. “A ideia é ocupar 60 mil metros quadrados, que é a parte que podemos. O restante é área de preservação, conforme a Lei Específica da Billings, que julgamos muito positiva para nosso empreendimento.”

Os lotes terão 500 metros quadrados, conforme o projeto preliminar. A construtora estuda parceria com empresa da Capital para o empreendimento, que também inclui a revitalização de toda a extensão de dois quilômetros da Avenida Ângelo Demarchi, que hoje tem apenas parte asfaltada e serve para descarte de carros roubados e até corpos. “Faremos arborização, paisagismo, asfalto, calçada e até mesmo um portal de entrada”, destaca Magnani.

Para viabilizar o projeto, a empreiteira está disposta a construir estação de tratamento de esgoto exclusiva para o condomínio.

Sobre as cerca de 30 moradias que ocupam trecho da via, o presidente afirma que buscará negociar. “Se forem proprietários ou tiverem usucapião, contornamos as casas. Mas se estiverem ali irregularmente, buscaremos nossos direitos para removê-los.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;