Política Titulo Projeto
Pinheiro retoma
parque tecnológico

Prefeito de S.Caetano estuda instalar equipamento em clubes esportivos da Avenida Kennedy

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
28/07/2013 | 05:39
Compartilhar notícia


A instalação de um Parque Tecnológico em São Caetano retornou com força à pauta do Palácio da Cerâmica. O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e sua equipe técnica discutem a viabilidade do eixo que incluí os três clubes esportivos – João Castaldelli, Miguel Marcucci e Acascs (Associação Cultural e Artística) – e o galpão da Secretaria de Serviços Urbanos (que sofreu um incêndio no ano passado) situados na Avenida Kennedy, bairro Olímpico, receberem aglomerado de empresas de tecnologia.

Pinheiro está se comunicado com empresários do ramo para propor PPPs (Parceria Público Privado) para implantar o projeto. “Estamos empenhados em trazer essas empresas para a cidade, porque elas não poluem, não precisam de muito espaço, vão demandar mão de obra e vão contribuir com aumento da arrecadação da cidade”, avaliou o prefeito.

A ideia inicial da Prefeitura é unificar as atividades culturais e esportivas dos três clubes e abrir espaço para a instalação do condomínio tecnológico. Além disso, outros espaços da via receberiam investimentos para melhorar a condição de instalação. Há possibilidade de ligação do espaço com o teatro Paulo Machado de Carvalho por meio de uma ponte com o objetivo de adaptar o local para receber conferências e reuniões de interesse das companhias.

A localização é bem vista por conta da Avenida Kennedy facilitar acesso a Avenida do Estado e ao Corredor ABD pela Avenida Prestes Maia em Santo André.

O modelo da PPP ainda não tem corpo formado, mas a princípio o município faria concessão desse espaço à iniciativa privada em troca da fomentação do setor. “Quando se lembrarem de alguma cidade que tenha um supermercado especializado, quero que se lembrem de São Caetano como referência do setor de tecnologia”, almejou Pinheiro.
A proposta está centralizada na Pasta de Obras e Habitação, chefiada por Elda Martinez Xavier. O Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano) também foi acionado pela Prefeitura e deverá apresentar um projeto semelhante para se somar às diretrizes do Paço.

De acordo com Renato Grau, atual mandatário da entidade, a proposta apresentada por Elda agradou. “É positivo se pudermos juntar a proposta de um condomínio nos moldes do Vale do Silício (região que concentra o maior número de companhias de tecnologia do mundo em cidades da Califórnia, Estados Unidos) com cultura e esportiva de São Caetano”, afirmou.

Grau se encontra na sexta-feira com lideranças da cidade no gabinete de Pinheiro para tratar do tema. “Se tivermos a possibilidade de implantar um 1.0 e depois avançar para o 2.0 será muito importante. Esse apoio do poder público é fundamental para a nossa proposta não virar imobiliário”, alertou. Na gestão passada, a mesma ideia foi cogitada para ser abrigada pelo bairro Cerâmica. O local, no entanto, acabou sendo utilizado para a construção de um shopping, apartamentos de alto padrão e edifícios comerciais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;