Economia Titulo
Mercado superaquecido estimula feirões de carros
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
21/11/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


Vitrine para montadoras e financeiras, os feirões se tornam ferramenta fundamental para conquistar mercado na venda de veículos de passeio.

Somente neste ano, foram realizados mais de 30 eventos desse porte no Estado de São Paulo – média de três feirões por mês, até agora.

A iniciativa partiu das montadoras Ford, Volkswagen, General Motors e Fiat. Além das operações individuais, as empresas organizam, juntas, megafeirões, como o ‘Briga de Gigantes’ no Grande ABC.

De acordo com o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, a companhia aproveitou os sucessivos recordes da indústria automobilística brasileira neste ano para abrir os portões da fábrica. A lógica é a mesma nas outras montadoras.

Desde o início do ano, a GM organizou quatro feirões de fábrica. No último, que aconteceu neste mês e reuniu 10 mil pessoas, a empresa ofereceu mais de 5 mil veículos novos.

Com o sucesso, outras marcas aderiram à estratégia de marketing. A última a optar pelo feirão de fábrica foi a Renault, que fez a primeira campanha em outubro.

CONCESSIONÁRIAS

Além das ofertas em locais reservados, durante todo o ano as concessionárias entraram no ritmo dos feirões. Neste fim de semana, por exemplo, a Ford realizará o ‘Fábrica de Ofertas Ford’. Segundo a montadora, as compras em todas as lojas da rede poderão ser feitas com a primeira parcela para março.

BANCOS

O mercado de créditos para veículos é bastante concorrido entre os bancos. Antes o segmento era dominado pelos bancos das montadoras. Com a entrada de outras instituições financeiras, hoje é difícil ter um diferencial no mercado.

Por esse motivo, a BV Financeira fez parceria com lojistas para o ‘Feirão Carro na Mão’, que tem como foco a venda de usados. A meta da BV Financeira é aumentar neste ano a participação no mercado de veículos de 17% para 18%.

“O mercado começou a praticar bastante feirão, inclusive nós. Então, resolvemos criar algo diferente. Em nível nacional, 11 mil lojas puderam divulgar o próprio ponto, usando o próprio estabelecimento”, afirmou recentemente o Diretor Comercial de Veículos da BV Financeira, Didimo Fernandes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;