Memória Titulo
Festa no Assunção e uma homenagem a Cristiano Angeli

Num 15 de agosto como hoje, em 1954, era lançada a pedra fundamental da igreja matriz do bairro Assunção

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Num 15 de agosto como hoje, em 1954, era lançada a pedra fundamental da igreja matriz do bairro Assunção, em São Bernardo. Um trabalho que mobilizou toda a comunidade local e que influiu na própria formação do bairro, desde a sua denominação.

Foram vários os benfeitores. Cristiano Angeli, presidente da Comissão de Obras, foi também o doador do terreno onde a igreja foi construída, juntamente com a família Miele, que cedeu uma área vizinha.

As fotos de hoje foram tiradas na noite em que o Sr. Cristiano foi homenageado com um diploma de Honra ao Mérito, já na segunda metade da década de 1950. Josefina Angeli da Silva, a Tia Pina, guardou as fotos, agora repassadas à Memória pela filha Adelaide e o genro Antonio. A identificação das fotos foi feita por Marlene Moratti, filha de outro benfeitor, Luiz Moratti, nascido no bairro como tantos que estão aqui retratados.

À homenagem a Cristiano Angeli compareceu o bispo dom Jorge Marcos de Oliveira e os padres Pedro Celotto e Fiorente Elena, todos recepcionados pelo primeiro pároco local, cônego (depois monsenhor) Jerônimo Noviello, que hoje vive na Itália.

Trabalhadores
Nascem em 15 de agosto:
1885 - Francisco Grampoline. Natural da Itália. Servente da Rhodia. Residência: Rua Natal, 215.
1889 - Benedicto Roque. Natural de Casa Branca. Associado nº 111 do Sindicato dos Químicos do ABC. Caldeireiro da Rhodia. Residência: Rua Hungria.
1895 - Antonio Rodrigues Frutuoso. Natural de Vila Amarim, Portugal. Torneiro da Atlantis. Residência: Mauá.
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Um anúncio publicado em jornal de Santos provocou grande confusão: "Aluga-se uma casa, a mais sadia de Ribeirão Pires". Era 1940 e a cidade era muito procurada pelos veranistas. Outros proprietários locais ficaram descontentes com o anúncio. Afinal, suas casas eram igualmente "sadias". Resultado: um grupo botou fogo na casa anunciada. Claro, o proprietário e autor do anúncio, residente em Santos, ficou uma fera.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 15 de agosto de 1980

Destaque - Febre tifóide aparece em favela de Diadema.

Santo André - Vendido ao Bradesco o antigo prédio do Senai da Rua Campos Sales, esquina com Bernardino de Campos.

Vôlei - Ontem, na abertura da fase final do Estadual de Vôlei Feminino: Pirelli 3, Corinthians Paulista 0; Paulistano 3, Volks 0.

EM 15 DE AGOSTO DE...

1912 - Fundação do Corinthians de Santo André, dois anos depois da fundação do Corinthians Paulista.

1915 - Alice Zerrenner (Galuzio de casada) nasce em Santo André, na Avenida Portugal. Autora do livro "Minha vida vivida".

1925 - Inaugurado o novo prédio do Cine-Teatro Carlos Gomes, na Rua Senador Flaquer, Centro de Santo André.

1950 - Desfile de esportistas marca a instituição do Dia do Atleta, em Santo André, por iniciativa da Liga Santoandreense de Futebol.

1970 - Inaugurada a primeira Feira Industrial de São Bernardo, na Praça Samuel Sabatini, com 30 industrias representadas.

1970 - Seleção Brasileira de Voleibol Feminino treina no Ginásio Pedro Dell'Antonia antes do embarque para jogos em Turim, Itália, e Sofia, na Bulgária.

1970 - Realizada a primeira Bienal do Livro de São Paulo.

SANTOS DO DIA

Alípio, Estanislau Kostka, Jacinto e Tarcísio. Na estampa, a Assunção de Virgem Maria.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimentos

CIRO ADALBERTO MARTINS BUOSI (Neves Paulista 28-7-1938 - São Caetano 8-8-2010)

Benemérito e discreto. Assim pode ser apresentado Ciro Adalberto Martins Buosi, residente no bairro Mauá, em São Caetano. Não passava dia em que ele não atendia ao próximo, servindo refeição, amparando. Também atendia diariamente a instituições que a ele recorria.

"Ele não demonstrava emoções, e posso defini-lo como um homem que tinha dois corações, um na cabeça outro no peito", afirma Lucimara, sua filha do meio.

Além dos filhos legítimos, gerados com a esposa Nilde Marreto Martins Buosi, Ciro Buosi criou três crianças carentes, que sempre considerou seus filhos. Não deixou bens materiais, a não ser a casa em que morava. Mas deixou o exemplo do homem que tinha bons princípios e moral elevado.

O jovem Ciro veio do interior para São Caetano em 1958. Foi acolhido pela família da esposa, com quem se casou. Foi contador e tesoureiro do Bamerindus e, num segundo momento, trabalhou em casa como economista para várias empresas.

Evangélico, seguia a Igreja da Graça, frequentando a unidade do bairro Nova Gerty.
Partiu aos 72 anos, deixando a esposa Nilde, os filhos Luiz, Lucimara, Maiara, Roberto e Everton. Está sepultado no Cemitério das Lágrimas. AM

SÃO BERNARDO
Solange da Silva Pestana, 61. Natural de Caruaru (PE). Dia 9. Cemitério da Paulicéia.
Domingos Xavier Gomes, 61. Natural de São Paulo (SP). Dia 9. Cemitério dos Casa.
Marcelo Cosmo Pinto, 58. Natural de São Bernardo. Dia 7. Cemitério dos Casa.
José Rodrigues Duarte, 54. Natural de Ipaumirim (CE). Dia 11. Cemitério Jardim da Colina.
Aparecida Geralda Rodrigues da Silva, 52. Natural de Minas Gerais. Dia 10. Cemitério Jardim da Colina.
Paulo Roberto Oliveira, 51. Natural de Alvorada do Sul (PR). Dia 7. Cemitério dos Casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;