Setecidades Titulo Alerta
Risco de acidentes com fogos
cresce durante festas juninas

Secretaria Estadual da Saúde divulga orientações para evitar
tragédias; 1º passo é observar a origem dos fogos adquiridos

Do Diário do Grande ABC
09/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Algumas brincadeiras nesta época do ano escondem perigos que exigem precauções especiais. Junho é o mês dos fogos de artifício e fogueiras típicas das festas juninas. Pensando nisso, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou orientações para evitar que os tradicionais festejos terminem em tragédias.

O primeiro passo é observar a origem dos fogos adquiridos e não usar materiais de fabricação caseira. "Não se deve guardar grande quantidade de fogos em um único local, pois um acidente será certamente fatal", orienta a cirurgiã plástica Adriana Moraghi, da Unidade de Queimados do hospital estadual de Vila Penteado, na Capital.

Na hora de soltar fogos, a médica destaca alguns cuidados que podem evitar lesões nas mãos, braços, rosto ou mesmo auditivas. E não são somente os fogos de artifício que podem provocar acidentes. Mesmo na hora de acender fogueiras, é preciso ter atenção redobrada. "As bebidas típicas de festa junina, como o vinho quente e o quentão, também são inflamáveis, e sua proximidade às fogueiras pode resultar em acidentes", explica Adriana.

É importante ter atenção às crianças, principalmente por causa das biribinhas. "As faíscas podem acabar atingindo substâncias com potencial para incêndio, como o álcool utilizado para iniciar o fogo das fogueiras, por exemplo", esclarece.

Outras dicas são igualmente importantes, como não soltar rojão segurando diretamente na mão (ideal é interpor com varetas e manter distância miníma de 60 centímetros da mão e do rosto), não apontar os fogos para locais onde há circulação de pessoas e evitar proximidade com fios da rede elétrica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;