Setecidades Titulo
Escolas de S.Bernardo terão netbooks
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
02/01/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


Cerca de 13 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de São Bernardo vão contar, a partir de março, com netbooks em sala de aula. Os estudantes do EJA (Ensino para Jovens e Adultos) também vão usufruir da tecnologia.

A Prefeitura de São Bernardo adquiriu 15 mil aparelhos pela ata de preço do Ministério da Educação, que possibilita a compra dentro do Prouca (Programa Um Computador por Aluno). O investimento é de R$ 5,1 milhões.

A compra dos aparelhos faz parte do Projeto de Reestruturação Tecnológica, com lançamento previsto para março. "Tínhamos aberto processo licitatório para adquirir 5.000 netbooks, mas cancelamos para aderir à licitação do governo federal. O custo é menor e dá oportunidade para todos os municípios", explicou a secretária de Educação, Cleuza Repulho.

O objetivo é que todos utilizem os aparelhos. "Os alunos do 2º ano foram escolhidos porque encerram a etapa na rede municipal e estão prestes a ir para a estadual. Na escola pública é que as crianças têm oportunidade de ter contato com essa tecnologia."

Cleuza afirma que os computadores não podem ser o único material utilizado. "É essencial, mas os livros são fundamentais, assim como é importante o professor em sala de aula. Por isso, vamos capacitar esses profissionais para que, junto com a tecnologia, melhore cada vez mais o ensino da cidade", ressaltou.

As unidades escolares vão ganhar câmeras de monitoramento, além dos alarmes já instalados para reforçar a segurança.

NOVAS AQUISIÇÕES
Em janeiro, a Prefeitura anunciará licitação para adquirir carteiras específicas para o uso dos computadores e carrinhos para o transporte.

A segunda etapa é a aquisição de lousas interativas. "Primeiro temos de capacitar os professores para que o recurso seja aplicado em sala de aula", pontua Cleuza.

AQUISIÇÃO
Segundo a Secretaria de Educação a Distância do MEC, o prazo de entrega dos aparelhos,após a assinatura do contrato, é de 90 dias. Os municípios têm até o dia 31 de novembro para adquirir.

 São Caetano entregou 7.000 mil netbooks aos alunos

Em São Caetano, cerca de 7.000 netbooks foram entregues em outubro para todos os alunos do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano.

Cerca de 500 professores também receberam o computador. As 19 Emefs(Escolas Municipais de Ensino Fundamental) ganharam duas lousas virtuais, que serão instaladas no laboratório de informática e no auditório. O investimento foi de mais de R$ 30 milhões.

A medida faz parte da ampliação do programa Aprender São Caetano, que desde em 2007 leva recursos tecnológicos para as escolas.

ESTÍMULO
Cerca de 800 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ganharam netbooks no fim do ano letivo.Segundo a secretária de Educação, Magali Aparecida Selva Pinto, o presente visa a estimular a continuação dos estudos aliada à tecnologia. "Esses alunos tiveram todo um trabalho em sala de aula com os aparelhos. Por isso, é um estímulo para que continuem usando a ferramenta em casa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;