Esportes Titulo
Nataçao para Olimpíada de Sydney está completa
Do Diário do Grande ABC
27/06/2000 | 08:41
Compartilhar notícia


Com a decisao da Confederaçao Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de convocar a nadadora Fabíola Molina nesta segunda-feira, a equipe brasileira de nataçao para a Olimpíada de Sydney está completa.

Além de Fabíola, a única mulher no grupo, estarao na Austrália os nadadores Fernando Scherer, Gustavo Borges, Luiz Lima, Leonardo Costa, Rogério Romero, Edvaldo Valério, Alexandre Massura, Carlos Jayme, Rodrigo Rocha, Eduardo Fischer, César Quintaes e André Cordeiro.Dos 13 atletas, seis (Gustavo Borges, Fernando Scherer, Luiz Lima, Rogério Romero, Alexandre Massura e André Cordeiro) estiveram na Olimpíada de Atlanta, em 96, quando a nataçao brasileira conquistou três medalhas -duas com Gustavo Borges (prata nos 200m livre e bronze nos 100m livre) e uma com Fernando Scherer (bronze nos 50m livre).

Em Atlanta, a nataçao feminina esteve representada por Gabrielle Rose, que disputou as provas de 100m borboleta e os 200m medley. A nataçao brasileira faz a sua estréia na Olimpíada de Sydney na noite (horário brasileiro) de 16 de setembro, com as eliminatórias do revezamento 4x100m livre. Logo em seguida, serao disputadas as eliminatórias dos 100m peito masculino, 100m borboleta feminino e as provas de 400m livre masculino e feminino.

As finais de todas essas provas serao disputadas à noite, em Sydney, manha do dia 17 pelo horário brasileiro.

No dia seguinte, será a vez de Fabíola Molina disputar a eliminatória dos 100m costa. O melhor tempo da brasileira - 1min02s92 - foi conseguido este mês, no Rio de Janeiro, na disputa do Troféu José Finkel.

Fabíola foi convocada depois de o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, ter constatado que os tempos estabelecidos por ela nos últimos seis meses sao melhores que o índice A fixado pela Federaçao Internacional de nataçao (Fina), de 1m03s25 para a prova. Fabíola era a única, entre os brasileiros com índice A da Fina, que nao havia sido relacionada.

Faltando 80 dias para o início da Olimpíada, a expectativa dos dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro é levar para Sydney 220 atletas, dez a menos do que em Atlanta-96. O Brasil vai participar de 24 esportes dos 28 que serao disputados, em 38 modalidades.

Embora esteja classificado, o Brasil ainda nao definiu todos os nomes que desembarcam em Sydney no dia 22 de agosto. As modalidades que ainda nao definiram atletas (dependem de seletivas nacionais ou convocaçoes) sao as seguintes: atletismo (12 atletas garantidos e pelo menos oito vagas em aberto); basquete feminino (12); canoagem (1 para o slalom); ciclismo (estrada, um); futebol feminino (18); futebol masculino (18); ginástica artística (duas); ginástica (seis); handebol feminino (15); hipismo (sete); judô (15); vôlei feminino (11); vôlei masculino (12); vôlei de praia (três duplas) e taekwondo (um atleta).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;