Economia Titulo
Empresários aprovam alta do juro para deter inflação
Por
06/06/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O fato é inusitado. Empresários elogiaram ontem a decisão do BC (Banco Central) de elevar em 0,50 ponto percentual a taxa básica de juros. O aumento da inflação verificado nos últimos meses é considerado um mal maior. Mas os empresários, que participaram da reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) no Palácio do Planalto, esperam que o novo ciclo de aumento dos juros seja curto, conforme vem sinalizando o Copom (Comitê de Política Monetária).

"É o que tinha de ser feito tecnicamente. O BC agiu corretamente", disse o presidente do Conselho de Administração do grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz. "Mas espero que a pressão inflacionária pare e que a gente não tenha de aumentar muito as taxas de juros", completou.

O presidente da Abdib (Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base), Paulo Godoy, afirmou que a ameaça de volta da inflação "enfraqueceu" os discursos contra a elevação dos juros. "Todo mundo tem o discurso pronto contra o aumento de juros, mas a inflação é um dano difícil de se recompor."

O presidente da Associação Brasileira de Papel e Celulose, Horácio Lafer Piva, considerou "adequada" a elevação da taxa Selic. "Eu sempre reclamei do aumento dos juros, mas, de fato, estamos vendo a inflação assustar." Para o empresário, não enfrentar a inflação seria "brincar com fogo".

O presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Paulo Safady Simão, avaliou que a alta dos juros não deverá ter um efeito direto muito forte na construção civil, porque o setor trabalha com linhas de financiamento de longo prazo.

O empresário aposta em mais dois ou três aumentos da Selic. "Com certeza vai ter mais. Está claro que o processo de inflação não pára por aí, porque o aumento dos preços dos alimentos, do petróleo e das commodities prossegue."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;