Economia Titulo
Nasdaq lançará mercado de opções em 2007
Da AFP
07/09/2006 | 14:05
Compartilhar notícia


A bolsa eletrônica americana Nasdaq anunciou nesta quinta-feira a intenção de lançar um mercado de opções no terceiro trimestre de 2007, que se chamará NASDAQ Options Market. A Nasdaq apresentou um pedido neste sentido diante da SEC (Comissão de Valores e Bolsa), entidade controladora das bolsas americanas.

"O mercado de opções se prepara para experimentar uma mudança fundamental com a demanda apresentada pela SEC, no sentido das variações de cotação que se fizerem de agora em diante em escalas de um centavo, ao invés de cinco centavos", declarou Chris Concannon, vice-presidente executivo da Nasdaq, citado em um comunicado.

"A adoção do sistema decimal vai deslocar o mercado para plataformas de câmbio capazes de tratar com eficiência volumes muito importantes", avaliou.

Concannon lembrou que desde abril o Nasdaq propôs aos diferentes mercados de opções a utilização de seu sistema eletrônico e que continuará fazendo-o em sua nova plataforma, quando estiver operacional.

Ao anunciar a intenção de iniciar transações com opções, a NASDAQ competirá com sua grande rival, a NYSE (bolsa de Nova York), assim como com outras duas praças que dominam este mercado: o Chicago BOT (Board Options Exchange) e o ISE (International Securities Exchange), com sede na Alemanha.

No mercado de opções de compra, se negocia o direito de adquirir uma determinada ação em uma data pré-fixada por um preço estabelecido previamente. Se a ação de referência oscilar para baixo, a opção cai ou seu valor se anula totalmente, mas se a ação subir, a opção pode multiplicar seu preço várias vezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;