Memória Titulo
O renascimento de Joca e Agostinho dos Santos

A música brasileira presta amanhã, domingo, a partir das 11h, tributo a Agostinho dos Santos e Joca 7 Cordas. Será um dia dedicado ao...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A música brasileira presta amanhã, domingo, a partir das 11h, tributo a Agostinho dos Santos e Joca 7 Cordas. Será um dia dedicado ao samba e ao choro, com a presença dos amigos dos dois artistas, entre os quais Edith Veiga, Grupo Lúmen e Mimi. Recepcionarão a galera a Rosa do Joca e o Carlinhos Moura, mulher e filho de Joca, e Nancy, filha do Agostinho.

Agostinho dos Santos (1932-1973) foi um dos maiores cantores brasileiros, de fama internacional, respeitadíssimo por cobras da bossa nova, ritmo que ele ajudou a difundir e a perpetuar. Sua interpretação é inigualável até hoje. Basta ouvir A noite é do meu bem, Felicidade, Ninguém é de ninguém, Manhã de Carnaval. E Agostinho está muito próximo a nós, no Grande ABC, com bar-museu mantido por sua filha Nancy em São Bernardo.

Joca (1939-2009) sabia tudo de violão. E o que tinha de talento, tinha de simplicidade e modéstia. Santo André e o Grande ABC eram a sua pátria. Mas daqui ele saiu para acompanhar os grandes nomes da MPB. Fez história no rádio, no disco, nos programas de auditório, nos grandes espetáculos musicais. E nos legou a Rosa do Joca e o Carlinhos 7 Cordas, que são o Joca revivido no canto e nos acordes.

TRIBUTO A AGOSTINHO DOS SANTOS E A JOCA 7 CORDAS. Um dia dedicado ao samba e ao choro. Quando: amanhã, domingo, 25, a partir das 11h. Local: Espaço Celso Daniel. Endereço: Rua João Lotto, 16, perto do terminal Ferrazópolis. Promoção: Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Entrada franca.

EM 24 DE ABRIL DE...

1880 - Autorizada construção de estrada de ferro entre a Estação Rio Grande e Mogi das Cruzes.

1919 - Ford inicia suas atividades de montagem de carros e caminhões no Brasil.

1970 - Delegacia de Polícia de Diadema muda para a Rua Niterói, 20.

HOJE

Dia do Boi, Dia Internacional do Jovem Trabalhador, Dia do Operador de Triagem e Transbordo e Dia do Agente de Viagem.

MUNICÍPIO PAULISTA

Oscar Bressane. Instalado como município em 24 de abril de 1945, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

SANTOS DO DIA

Fidélis, Maria Eufrásia Pelletier (na estampa) e Honório.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

A greve dos 41 dias - 24º dia

Na quinta-feira, 24 de abril de 1980, Romeu Tuma libera o Largo da Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo, para mais uma assembleia dos metalúrgicos. A praça lota, o interior da igreja também. Mas o policiamento é ostensivo, e um helicóptero sobrevoa o local. Lula continua incomunicável no Dops.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 24 de abril de 1980

Manchete - Novas restrições aos metalúrgicos impedem reuniões

Editorial - Ares pessimistas sopram no Grande ABC

Turma da esquina e do Napolitano

Aqueles jovens da Vila Assunção e cercanias

Hoje é o aniversário de Silas Itamar de Almeida. Ele nasceu em Capão Redondo, São Paulo, em 24 de abril de 1947 e veio estudar em Santo André em 1960. Fez o ginásio e colegial no Américo Brasiliense e até se casar, em 1968, conviveu com a turma do seu bairro - morava na Rua Agenor de Camargo.

As lembranças são muitas e gostosas. As caminhadas diárias à escola, as sessões nos cines Santo André e Tamoio e Teatro de Alumínio, os bailes no antigo salão do Aramaçan, os jogos de futebol. "Vivíamos como irmãos, sem disputas, dividindo o que tínhamos. Assistimos a construção da Perimetral e as mudanças da cidade", relembra Silas.

De 1961 até se aposentar, Silas trabalhou na Isam, hoje Eluma, na área industrial e ao lado de colegas como André Mascotto, que foi vereador em Santo André. Casou-se com Elizabete Peres Weller em 1968, na igreja de Vila Vitória. Morou algum tempo no Jardim do Estádio, onde nasceu o primeiro filho, Eric. Depois a mudança para Ribeirão Pires, onde vive até hoje e onde nasceu a filha Michele.

Alcinio Cranchi, um dos coordenadores da turma, o redescobriu. Hoje o contato de Silas com a turma é via internet: para relembrar aqueles bons tempos da juventude de cada um.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história de Éder Jofre, o Galo de Ouro. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: a orquestra do trombonista Glenn Miller; entre os cantores, Billy Eckstine e Lou Rawis; amanhã: Bing Crosby. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. 1 - A história do Cristo Redentor (RJ); 2 - Os 65 anos da FEB (Força Expedicionária Brasileira); 3 - Os 50 anos de Brasília. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história das Copas do Mundo (5ª parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. A música jovem dos anos 1950 a 1980. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Cantam: Dalva de Oliveira, Vicente Celestino e Osni Silva. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;