Economia Titulo
Países pobres estao satisfeitos com evoluçao das potências
Por Do Diário do Grande ABC
13/07/2000 | 10:56
Compartilhar notícia


Os países pobres se manifestaram esta quinta-feira satisfeitos com a evoluçao das grandes potências na luta contra a pobreza e na questao da reduçao da dívida externa, durante uma reuniao com o Grupo dos Oito países mais desenvolvidos do mundo (G8), na cidade japonesa de Miyazaki.

O Movimento dos Nao-Alinhados (MNA) e o G77 se declararam esta quinta-feira "agradavelmente surpresos pela convergência de idéias" que surgiu durante seu encontro com os ministros das Relaçoes Exteriores do G8.

"Parece que está se aproximando um consenso sobre os pontos em que se pode estabelecer uma verdadeira cooperaçao", afirmou Nkosazana-Clarice Dlamini-Zuma, ministra das Relaçoes Exteriores da Africa do Sul, país que atualmente preside o MNA.

"Estamos muito satisfeitos com o resultado desta reuniao", disse a ministra sul-africana ao comentar com a imprensa o desjejum de trabalho organizado entre os representantes dos países pobres e os do G8.

Ao destacar a importância de questoes como a reduçao da dívida externa, a luta contra a pobreza e as conseqüências sociais da globalizaçao, Dlamini-Zuma comemorou o fato de que "todos tenham se comprometido a trabalhar juntos, com um objetivo comum".

As últimas grandes reunioes financeiras internacionais (Seattle, Davos, Washington) se desenvolveram num ambiente agitado por manifestaçoes de protesto contra a globalizaçao e seu impacto nocivo nos países mais pobres. Representantes do Grupo dos 77 (G77), tembém presentes na coletiva, se disseram "muito esperançosos nas futuras rela+îes do Norte com o Sul". "O Norte também será beneficiado por uma cooperaçao com o Sul", declarou Alhaji Sule Lamido, ministro das Relaçoes Exteriores da Nigéria, que preside este movimento.

Dlami-Zuma destacou a importância de continuar esta discussao na semana que vem a nível de chefes de Estado. Segundo Zuma, 6 dos 8 chefes de Estado do G8 deverao estar presentes esta quinta-feira, em Tóquio, na reuniao com seus colegas da Africa do Sul (MNA), Argélia (Organizaçao da Unidade Africana), Tailândia (Associaçao das Naçoes do Sudeste Asiático) e Nig,ria (G77).

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pediu na terça-feira aos líderes do G8, que se reunirao de 21 a 23 de julho em Okinawa (Sul do Japao), que anulem a dívida pública dos países pobres muito endividados e os que foram afetados por conflitos ou catástrofes naturais.

O G77, que na realidade é integrado por 133 países, representa a maioria dos países subdesenvolvidos, afetados por problemas como a pobreza, o desemprego e a dívida externa.

O G-77 representa as quatro quintas partes da populaçao do planeta e acumula a quase totalidade da dívida externa do Terceiro Mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;