Palavra do Leitor Titulo
Mudar departamento desorganizado

Começar o ano de emprego novo ou então em área nova na empresa faz

Por Dgabc
26/02/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Começar o ano de emprego novo ou então em área nova na empresa faz um bem enorme para muitos. Porém, o que era para ser bom pode virar péssimo negócio quando vícios e hábitos do departamento ou da nova empresa não se encaixam muito bem no seu perfil e modo de trabalhar. Aqui vão algumas dicas do que fazer diante dessa situação.

1 - Fuja da síndrome de Dom Quixote - não adianta querer ser o herói e sair em jornada atrás de moinhos de vento. Ninguém gosta do cara que chegou ontem e tenta fazer o seu mundo virar o mundo de todos. Você vai virar o pentelho, criar inimizades e só piorar a situação de todos.

2 - Seja exemplo - se você quer mudar alguma coisa, mude a única coisa que você tem (ou deveria) ter controle: suas atitudes. A equipe não planeja? Planeje você! As pessoas mandam tudo em cima da hora? Envie com antecedência. Pode demorar, mas o seu exemplo, quando persistente, consistente e visível, vai começar a ter efeitos.

3 - Descubra as prioridades - se tiver uma palavra para ajudar a colocar ordem na bagunça, é prioridade. Pergunte a todo instante: qual a verdadeira prioridade que devemos fazer? Questione seus pares e líderes. Assim que descobrir escreva, grude na parede. Mudou? Escreva de novo e coloque abaixo da anterior. Uma hora alguém vai perguntar que tripa de papel é essa que começa na parede e chega ao chão. Uma coisa é você dentro do que é prioritário, definir novas atividades, mas mantendo a prioridade. Outra coisa é prioridade que muda e arrasta um conjunto de novas atividades, jogando fora o que foi feito. Isso é desorganização e quando registrado as pessoas responsáveis começam a se tocar.

4 - Converse sobre gestão de tempo com seus líderes - recebo muitos e-mails de chefes que ganharam algum dos meus livros de seus subordinados. Se você é o chefe, agradeça a preocupação, leia sobre o assunto, faça um curso e comece a mudar as atitudes de todos. Se você é o subordinado, exponha o assunto sempre que tiver chance, mas não apenas no tom de reclamação, vá na linha de feedback: aponte o problema e sugira algo a ser feito.

5 - Defina um deadline - nada dura para sempre, sua paciência também não vai durar se nada mudar. Dê tempo ao tempo, mas que não seja eterno. Defina até onde é seu limite e quando irá começar a buscar alternativas.

Christian Barbosa é empresário especialista em administração de tempo e produtividade.

Palavra do Leitor

Manobra

A presidente Dilma Rousseff anunciou, na terça-feira, a complementação do programa Bolsa Família para incluir 2,5 milhões de beneficiários que ainda permaneciam em situação de extrema pobreza. Tal ação será mesmo preocupação com os pobres do Brasil ou simplesmente mais uma manobra visando a reeleição? Penso que ajuda como essa não traz nenhuma dignidade para o povo. Em contrapartida, investir na Educação, sim, traria vida mais digna a todos.

Rosângela Caris

Mauá

Resposta

A Prefeitura de Santo André esclarece que, ao contrário do publicado na reportagem ‘Parque Tecnológico de Santo André engatinha' (Economia, dia 21), a administração tem avançado significativamente para tirar o projeto do papel o mais rapidamente possível. No dia 5, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município, Oswana Fameli, reuniu-se com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, consolidando a parceria entre Estado e Prefeitura com o objetivo de agilizar a implementação do projeto. Comitiva da nova gestão já visitou o Parque Tecnológico de São José dos Campos para trocar informações sobre o empreendimento e planeja conhecer as unidades de São Carlos, no Interior, e Curitiba, no Paraná. Todo esse esforço é para conseguir que o empreendimento seja concretizado e se torne referência no País.

Prefeitura de Santo André

Absurdos!

Oras! Quem é o povo? Pelo que podemos ver, o povo não passa de mero contribuinte de impostos, que é convocado a cada dois anos para votar, pois caso contrário, sofre as penalidades da lei! Tudo que o povo almeja não é bom ou não vale nada para os políticos e para este governo que está aí. Ex-ministro condenado, José Dirceu disse que a Lei da Ficha Limpa é ‘absurda'. O povo batalhou por ela, trabalhou por muito tempo para arrecadar 1 milhão de assinaturas, mas eles querem mesmo é não ser transparentes, enquanto engordam seus bolsinhos! Com quantos votos José Dirceu foi eleito? Certamente foi com muito menos de 1 milhão! Com quantos votos o senador Renan Calheiros foi eleito? Com muito menos de 1,6 milhão de votos. E a petição que arrecadou mais do que seus votos pela sua saída não vale? Oras, o povo! Bolas ao povo! Para eles, políticos de carteirinha, o povo é o próprio ‘absurdo'!

Lígia Bittencourt

São Bernardo

Basta!

Perder para um timinho como o São Paulo já é difícil de acatar, mas ser goleado pelo Mirassol é inaceitável! Basta, Geninho! Não dá mais para continuar com um técnico tão ultrapassado que até agora não deu certo no Azulão neste Paulistão. Se nenhuma medida for tomada de imediato, o São Caetano fará companhia ao Santo André na Série A-2, em 2014.

William Borges

Santo André

Reportagem

Em relação à reportagem ‘PT de São Bernardo investe no PPS-SP, que reage' (Política, dia 23), esclareço que procurei na semana passada, como ex-vice-prefeita de Pindamonhangaba, o secretário de Administração de São Bernardo, Augusto Pereira, ex-prefeito de Santo Antônio do Pinhal, para discutir assuntos relativos ao Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba). No encontro realizado, reforço, a meu pedido, acabamos falando sobre parcerias com o Poupatempo. Em razão da minha amizade com o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, telefonei a ele para falar sobre esse assunto. Em nenhum momento tratei com Zaia nem a pedido do secretário Augusto Pereira nem por iniciativa minha, de assuntos relacionados ao posicionamento do PPS de São Bernardo em relação ao governo da cidade. Ressalto que estranho muito que dirigentes do PPS em São Bernardo tenham espalhado essa informação sem antes telefonar para mim para saber o real motivo da minha visita.

Myriam Alckmin

Pindamonhangaba (SP)

Nota da Redação - o Diário mantém as informações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;