Memória Titulo Coluna
A figurinha como documento histórico

Além de entreter, o álbum de figurinhas é um documento histórico que, como todos os demais, precisa ser devidamente analisado e interpretado. Ter sua foto publicada mesmo internacionalmente não significa que o jogador participou desta ou daquela competição. O jogador pode ter sido cortado depois da convocação e da inscrição – e mesmo durante a competição – e ser substituído por outro que poderá não ter o rosto publicado em cromo. Os historiadores do Memofut – Grupo Literatura e Memória do Futebol – informam que o fenômeno acontece em vários países, não apenas no Brasil.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Bate-bola

Quem foi à Copa da Argentina

Seguem as imagens de álbum editado na Alemanha para a Copa do Mundo de 1978. Vários jogadores não foram à Argentina: Luiz Pereira, Zé Maria, Paulo César, Marinho, Valdomiro. O Rodrigues Neto saiu com a foto do Reinaldo. Aparece a data de fechamento da edição: 8 de março de 1978. Uma publicação feita com antecedência e ainda distante com informações imprecisas. Mais um sinal dos tempos.

José Roberto Diniz

Diniz, se não estou enganado (você certamente não estará) os álbuns da Panini são lançados dois meses antes da Copa. Já a relação de jogadores é enviada à Fifa três semanas antes do jogo inaugural. Como a Panini precisa começar a processo de produção pelo menos três meses antes do álbum chegar ao mercado, só vai dar 100% certo por mero acaso.

Max Gehringer

Esses são os prazos atuais. Em 78 era tudo à revelia. As editoras de todo mundo seguiam conforme estratégia própria. Acertar 100%, impossível. Mais fácil ganhar na Mega-Sena acumulada.

O Sergio (Miranda Paz, figurinha Memofut nº 05) tem razão. A Panini, que hoje tem exclusividade mundial para as figurinhas da Copa, lança encartes adicionais.

No passado (década de 90) a Score (não era a Panini) fazia isso nos cards do Campeonato Italiano chamando de ‘Nuovo Arrivi’. 

Diniz

Diário há meio século

Quinta-feira, 28 de maio de 1970; ano 12; edição 1245

Manchete – Prefeitura suspende modificação no trânsito de Santo André 

Cultura & Lazer – Vereador Timóteo Moya Sanches defendia a instalação de mais bibliotecas públicas em Santo André. “Nossa população estudantil é de 100 mil alunos e só temos duas bibliotecas”, comentava o parlamentar.

Em 28 de maio de...

1910 – Nasce na Linha Jurubatuba, do Núcleo Colonial de São Bernardo, Luiz Casa, construtor de uma escolinha na Rua Jaborandi que durante 15 anos aglutinou os alunos do bairro Assunção, até a construção do primeiro grupo escolar da área, na Vila Marchi.

Luiz Casa morreu em 7 de maio de 1979.

1915 – Secretaria da Justiça e Segurança Pública determina a substituição completa do destacamento policial de Santo André que executou com 14 tiros de revólver o morador João Claudio, do Ipiranguinha, que resistiu à prisão.

1920 - O delegado Armando Ferreira da Rosa era removido de Botucatu para a delegacia da Consolação como o quarto delegado da Capital.

Nota – Alguns anos depois, Dr. Armando Rosa seria nomeado prefeito na região.

1955 – Fundado, em São Bernardo, o EC Brasil, do Estádio Almerindo Protti, transferido da Rua Frei Gaspar para o bairro Nova Petrópolis.

Hoje

- Dia Nacional de Luta pela Saúde da Mulher

- Dia do Seresteiro


Santos do dia

- Bernardo de Novara

- Emílio

- Margarida Pole

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 28 de maio:

- Em São Paulo, Valinhos. Elevado a município em 1953, quando se separa de Campinas. Terra natal de Adoniran Barbosa. 

- No Mato Grosso do Sul, Amambai

- Em Goiás, Corumbaíba

- No Rio Grande do Sul, Machadinho e Viadutos.

- No Pará, Maracanã.

- Na Bahia, Senhor do Bonfim.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;