Memória Titulo
Um livro para entender a evolução paulista

Marco Antonio Villa, historiador e professor da Universidade Federal de São Carlos, está lançando o livro...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Marco Antonio Villa, historiador e professor da Universidade Federal de São Carlos, está lançando o livro Breve História do Estado de São Paulo (Imprensa Oficial), que traz de forma resumida a história da formação paulista. O autor fala com a mesma desenvoltura dos nossos primeiros habitantes, as nações indígenas que aqui já viviam antes da descoberta oficial do Brasil, até os passos da sociedade paulista e paulistana deste início do terceiro milênio.

O livro tem uma linguagem moderna, quase televisa, com ilustrações ricas e coloridas de cinco para seis séculos de história. Em cada início de capítulo são feitas citações de Mário de Andrade e Villa se apressa a dizer, na apresentação: "Não são acidentais. É o poeta que melhor representa São Paulo".

Que ninguém espere do livro detalhamentos de temas, nem aprofundamentos. Tampouco estão presentes revelações descobertas em fontes primárias nunca dantes pesquisadas. É realmente uma história resumida. Quem quiser se aprofundar tem à disposição no livro uma rica bibliografia dos principais autores paulistas modernos. As ilustrações levam o leitor a perceber os caminhos de povoamento do Estado e verá a sua cidade contemplada.

GRANDE ABC - Fizemos um exercício do que o livro traz sobre o Grande ABC. E os principais temas locais não foram esquecidos. João Ramalho e a Vila de Santo André da Borda do Campo estão presentes nas primeiras páginas: "Em contato com descendentes de João Ramalho, essa população fundou o núcleo de Santo André da Borda do Campo, início da ocupação do planalto paulista" (p. 23).

Também estão presentes no livro de Marco Antonio Villa os meios de comunicação: "Foi retomada a navegação nos rios Pequeno, Grande e Pinheiros, entre o alto da serra (no Caminho do Mar) e a vila de São Paulo, incentivando a comunicação com as aldeias próximas" (p. 44).

Num mapa geral do Estado de São Paulo, de 1886 (p. 74 e 75), aparecem os dois primeiros núcleos coloniais do Grande ABC, São Bernardo e São Caetano.

De tempos mais recentes, a formação do Grande ABC, com dados de 1980: "No ABC, São Bernardo do Campo concentrava 10% do produto industrial metropolitano destacando-se pelas indústrias automobilísticas; Santo André teve um processo de industrialização mais antigo, com ênfase nos produtos de borracha, químicos e petroquímicos; São Caetano sobressaía-se no ramo das cerâmicas, indústria automotora e pela metalurgia; Diadema, pelo setor de plásticos e indústria mecânica; e Mauá, pelo setor químico e petroquímico" (p. 153).

A linguagem buscada é panorâmica. O alvo, a evolução territorial de São Paulo. As ilustrações complementam o que muitas vezes falta ao texto. O projeto gráfico é rico.

O AUTOR - Marco Antonio Villa é bacharel e licenciado em História, mestre em Sociologia e doutor em História, pela Universidade de São Paulo. Colabora assiduamente com artigos e ensaios na imprensa e é autor de mais de duas dezenas de livros. É o organizador da Coleção Paulista (coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo-Fundap).

Villa tem raízes no Grande ABC. Seu avô, Pietro Villa, teve fábrica de botões em São Bernardo - seu apelido era Botonaro. O autor é filho de Giovanni Villa e Irma Asêncio Villa, irmã do repórter-fotográfico Beltran Asêncio, colaborador histórico desta página Memória.

Breve História do Estado de São Paulo

Autor: Marco Antonio Villa

Edição: Imprensa Oficial do Estado

Páginas: 200.

Preço: R$ 60.

Lançamento: dezembro de 2009.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 5 de janeiro de 1980

Manchete - Figueiredo (presidente da República) dá para Delfim (ministro do Planejamento) o controle financeiro da União. Receita terá critérios da Fazenda. Recurso vinculado terá fim em 1983.

Política - Com o fim do bipartidarismo, o noticiário político se concentra na escolha das novas legendas. Prefeito Tito Costa, de São Bernardo, recebe o ex-governador gaúcho, Leonel Brizola, anistiado, que o convida a ingressar no PTB, sigla que ficará com Ivete Vargas antes da criação do PDT. Da extinta Arena, três vereadores de São Caetano saltam para um novo partido, PP.

EM 5 DE JANEIRO DE...

1895 - Realizadas as segundas eleições municipais no Município de São Bernardo - as primeiras foram realizadas três anos antes. Os eleitos em 1895: José Francisco de Paula Novaes, Luiz Pinto Flaquer Júnior, Gustavo Rathsan, João Baptista de Oliveira Lima, Luiz Bruno e Antonio Giusti. Flaquer foi reeleito, indiretamente, prefeito; e Oliveira Lima, presidente da Câmara Municipal.

1970 - Criado o Conselho de Turismo de São Bernardo, o primeiro de que se tem notícia no Grande ABC. Rubens Freire nomeado coordenador.

SANTOS DO DIA

Amélia, Eduardo, Emiliana, Gerlach, João Nepomuceno Neumann e Simeão Estilita.

Na estampa, Jesus menino, que ilustrou o calendário litúrgico do domingo 5 de janeiro de 1958.

Acervo da estampa: Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

TRABALHADORES

FONTE: SQABC

Nascem em 5 de janeiro:

1 - Sebastião Ortiz de Lima. 1899. Amparo. Funileiro da Companhia Brasileira de Cartuchos. Residia à Rua do Centro, 91, bairro Camilópolis, Santo André.

2 - Pedro Volpi. 1909. Itu. Operário da Rhodia. Residia à Rua Oratório, nº 1105.

3 - Felesfore Felix Rodrigues. 1915. Mendonça. Argentina. Ajustador da CBC. Residia em Utinga.

Turma da Rua dos Italianos

Dos componentes que integram a Turma da Esquina e do Napolitano, Alicinio Cranchi, o Nenê, é o primeiro que aniversaria. Ele nasceu em 3 de janeiro de 1941 em Santo André. Pio Cranchi, seu bisavô, foi o patriarca da família: chegou ao Brasil em 1896.

Nenê é administrador de empresas. Fez carreira num bazar e papelaria da família, a Casa Cranchi, sucedida pela Casa Santa Luzia, e que sobreviveu entre as décadas de 1940 e 1970. Atuou também na Fichet e, como autônomo, no ramo de publicidade.

Nenê tem três filhos: Marcelo, Eduardo e Ricardo. Sua família já alcança a sexta geração no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;