Economia Titulo
Fundos se aproximam da Selic
Fernando Bortolin
Do Diário do Grande ABC
21/10/2006 | 18:42
Compartilhar notícia


Dentre os fundos de renda fixa disponíveis no mercado, os Renda Fixa Com Alavancagem e os Previdência Renda Fixa são os que melhor estão acompanhando o desempenho da taxa básica de juros.

Enquanto a Selic está em 13,75% ao ano, esses fundos já deram retorno aos investidores de 13,53% e 12,16%, respectivamente. Em 12 meses, os ganhos são ainda mais expressivos, de 18,37% para os Renda Fixa Com Alavancagem e de 15,96% para os Previdência Renda Fixa.

PGBL e VGBL – Muitas vezes os termos usados no mercado financeiro mais se parecem com uma sopa de letrinhas. Mas é importante ressaltar que o fundo de Previdência Renda Fixa serve apenas e tão somente para os investidores que aplicam seus recursos em previdência privada.

Ou seja, têm como objetivo formar uma poupança para compensar os baixos rendimentos da aposentadoria oficial – a da Previdência Social.

Há duas formas de formar essa poupança. Através do PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e do VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Tanto em um quanto no outro o contratante passa por duas fases: o período de investimento e o período de benefícios.

Diferenças – A principal diferença entre eles reside na tributação. No PGBL, pode-se deduzir o valor das contribuições do Imposto de Renda, com limte de 12% da renda bruta anual. Já o VGBL é a melhor alternativa para quem faz declaração simplificada ou não é tributado na fonte, como autônomos.

Outra diferença é que no PGBL, a formação da poupança é voltada para ser um complemento à aposentadoria, ante o objetivo do VGBL, que se destina a completar o orçamento doméstico antes do período de aposentadoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;