Economia Titulo
Canhotos sofrem com falta de itens específicos
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
14/08/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


Eles são 10% da população e tem um dia deles, mas ainda falta muito para que canhotos conquistem espaço em produtos específicos e maior atenção com suas necessidades. Câmbio do carro, teclado, mouse, tesoura e abridor de latas são apenas alguns dos itens que são motivo de desafios para essa fatia da população. Ao tentar manuseá-los, o canhoto apenas reforça a imagem de desastrado, a mais comum das associações negativas que costuma provocar.

Há discriminação contra o canhoto, ainda que involuntária, e foi para chamar a atenção contra essa atitude que se comemorou, em 13 de agosto, o Dia Internacional do Canhoto, para lembrar que a situação já foi pior. "Antes pessoas obrigavam as crianças a usar a mão direita. com isso, o cérebro transferia as funções de uma área cerebral para outra e a pessoa treinava habilidade com a outra mão", conta o professor de Neurologia da faculdade de Medicina do ABC, Rubens Wajnsztejn.

Por conta desse preconceito, os canhotos são os que mais utilizam função do cérebro chamada "plasticidade cerebral". "Todos nascem com essa habilidade de adequar-se ao ambiente ao redor, mas são os canhotos que mais fazem uso disso no dia a dia, por conta das dificuldades que enfrentam."

Com a necessidade de adaptar-se aos acessórios e itens desenhados para destros, os canhotos são um nicho de mercado esquecido por muitos setores da indústria. O segmento de tecnologia é um dos que mais investem nos canhotos, mas os itens são poucos. Há apenas teclados numéricos do lado esquerdo do produto - usados principalmente por arquitetos e engenheiros que mais necessitam da ferramenta - além de mouses especiais para os sinistros. Os preços são os mesmos dos itens convencionais, o que diminui o interesse na fabricação.

Há também tesouras, alicates e ferramentas específicas para quem usa a mão esquerda, mas o investimento e a oferta dos produtos é escassa.

Para o professor, as artes são os principais desafios desse público e o esporte a maior facilidade. "Quem toca qualquer instrumento, tem de inverter cordas, por exemplo, mas no esporte, ser canhoto ajuda. Aurélio Miguel, por exemplo, conquistou o ouro no judô porque é difícil algum canhoto lutar. ele não era canhoto, mas fez isso porque é difícil defender-se de golpes de esquerda e deu certo."

Ser canhoto é uma característica genética, assim como a cor dos olhos ou dos cabelos e equivaleria a quem possui olhos ou cabelos claros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;