Economia Titulo
Ministro nega contágio da crise argentina a países vizinhos
Por Das Agências
23/06/2002 | 14:57
Compartilhar notícia


O ministro da Economia argentino, Roberto Lavagna, negou que a Argentina tenha transmitido sua crise aos seus vizinhos. "Não creio no contágio. A Argentina não contagiou ninguém. A palavra contágio quer dizer que alguém está doente e transmite a doença a outro. Este não é o caso", disse, em entrevista ao jornal "Clarín".

Lavagna afirmou ao jornal "La Nación" que "a idéia de que problemas de outros nos possam ajudar é preciso descartá-la. A sabedoria popular já registrou: 'Mal de muitos, consolo de poucos'. O que nos vai ajudar seriamente é uma região e basicamente um sócio estratégico que é o Brasil, que ande muito bem e que nos ajude a ir adiante".

O ministro disse ao "Clarín": "Necessitamos de um Brasil forte e pujante que atue como a locomotiva de toda a região. Neste sentido, dir-se-ia que a Argentina pode ser mais uma vítima da crise (de seu vizinho), já que tardará mais em se recuperar. Não é beneficiária. “Creio - e este é um tema de fundo - que esta crise deveria levar a comunidade mundial a discutir qual é a arquitetura do sistema financeiro internacional", declarou.

Lavagna citou ao jornal as crises na Europa (1992), México e Argentina (1995), sudeste asiático (1997) e Rússia (1998) e concluiu: "Está claro que algo não está funcionando bem no sistema e que é preciso ocorrer mudanças".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;