Economia Titulo
INSS fará reavaliação
Das Agências
18/05/2008 | 07:28
Compartilhar notícia


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) enviou, na última sexta-feira, dia 16, o 11º lote de cartas para convocar 8.448 beneficiários a realizar os exames de reavaliação dos auxílios-doença.

Concedidos há dois anos, esses benefícios têm prazo para terminar em junho. O período mais longo (dois anos) objetiva facilitar a vida do trabalhador com doença grave e, também, melhorar o atendimento nas APS (Agências da Previdência Social).

Nas cartas, que começam a chegar a partir de amanhã (segunda-feira), a INSS informa aos beneficiários da necessidade de agendar nova perícia no prazo de dez dias, contados a partir da data de recebimento da correspondência. Os beneficiários que receberem a carta e não agendarem a perícia terão o pagamento cessado, assim como aqueles que deixarem de comparecer ao exame.

O mais importante é agendar a perícia. Isso porque ao marcar o dia para comparecer à APS, o beneficiário garante a prorrogação do pagamento automaticamente, até a perícia. Nos casos em que, mesmo após dois anos de licença, o segurado continuar hospitalizado ou impedido de se locomover, um representante legal terá de comparecer à APS mantenedora do benefício, no prazo de dez dias, também a partir do recebimento da carta, para comunicar a impossibilidade do segurado e solicitar que a revisão seja feita no local em que ele estiver.

Deve levar, ainda, os documentos de identificação do beneficiário, como CPF e RG, exames, se possuir, e informar o endereço em que o beneficiário está.

Os segurados podem marcar dia e hora para realizar a perícia médica de revisão de auxílio-doença pela Central 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br). Pelo 135, basta fornecer o número do benefício e a data de nascimento para marcar a perícia médica.

Pela internet, o segurado deve acessar a página da Previdência Social, clicar na guia "Serviços", que fica à esquerda. Depois, é só escolher o atalho "Marcação de Exame Médico Pericial para fins de revisão de Auxílio-Doença". O segurado, então, deve digitar o número do benefício e a data de nascimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;