Política Titulo
Senador petista pede a Lula que desista da reeleição
Por
28/07/2005 | 00:31
Compartilhar notícia


O senador Saturnino Braga (PT-RJ) defendeu nesta quarta-feira, no Rio, diante da crise política, a desistência do partido do projeto de reeleição do presidente Lula em 2006. Braga surpreendeu os participantes de um debate no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio, ao declarar que não votaria pela reeleição de Lula.

Após ouvir argumentos contrários dos outros membros da mesa, como o reitor Aloísio Teixeira e o ex-presidente da Eletrobrás, Luís Pinguelli Rosa, ele tentou justificar a declaração e recusou a analogia com uma proposta parecida feita pelo ex-presidente FHC. "Eu declarei uma vontade de que o PT substitua a candidatura Lula por uma outra do próprio PT."

Apesar da tentativa de contemporizar, Braga descreveu a situação da legenda como "lastimável" e não poupou o presidente de críticas. Para o senador do PT do Rio, Lula demonstra, na condução do governo e no comportamento diante da atual fase, a mesma insegurança que havia evidenciado no debate final contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1989. "Sobrou uma figura arranhada por essa crise, exibindo todo um despreparo, que é mais psicológico do que cultural, informacional (sic). Lula mostrou que é um inseguro. Foi incapaz de coordenar, com mais firmeza, uma política que, minimamente, fosse a favor dos trabalhadores."

Braga não quis apontar nomes para ir às urnas no lugar de Lula. O senador do PT citou o ministro da Educação e presidente nacional da sigla, Tarso Genro, como um bom quadro, mas não tem a mesma opinião sobre o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a quem também atribuiu insegurança diante do "cerco do mercado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;