Turismo Titulo
Litoral de João Pessoa possui 138 km de praias
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
01/03/2001 | 11:11
Compartilhar notícia


Dizem que na Paraíba o sol nasce primeiro, mas é com as fases da lua e sua influência sobre a maré que o turista terá de se preocupar ao programar seus passeios ao longo dos 138 km de praias que formam o litoral paraibano. A maré baixa é condição fundamental para passeios a determinadas praias, de buggy ou de barco.

No litoral da capital, João Pessoa, as praias mais freqüentadas são Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. Ao norte, Bessa e Intermares são as mais visitadas. Ao sul, as mais conhecidas são Seixas, Penha, do Sol e Gramame. As praias de Tambaú, Manaíra e Bessa são as mais urbanizadas da orla e concentram as principais opções de hospedagem, comércio e lazer noturno.

Partindo de Tambaú, o destaque são as piscinas naturais de Picãozinho, formadas por arrecifes. Elas ficam a 1,5 km da costa, e têm águas claras e mornas – a temperatura não varia muito, fica em torno de 28 graus.

A Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, é um dos orgulhos da Paraíba, pois ainda conserva sua beleza selvagem. Fica em Cabo Branco, onde o Mirante do Farol de Cabo Branco também é muito procurado por turistas.

As praias dos municípios vizinhos a João Pessoa, Conde e Cabedelo, também são bastante atraentes. No município de Conde, no litoral sul, estão as praias de Tambaba, Coqueirinho e Jacumã. Tambaba é, senão a mais conhecida, a que mais aguça a curiosidade do visitante. Por ser uma praia dedicada à prática do naturismo (leia reportagem nesta página), tornou-se atração especial. Fica a 23 km de João Pessoa. A viagem até Tambaba é feita pela BR–101 até a Rodovia PB–108, que dá acesso a Conde.

Jacumã, antiga vila de pescadores, promove um dos mais animados carnavais da Paraíba. Em Coqueirinho, o turista terá a oportunidade de caminhar de uma ponta a outra. A praia é calma e o principal atrativo é sua vegetação. A infra-estrutura é precária, tendo somente barracas para petiscar.

As praias do município de Cabedelo, Intermares, Camboinha, Lucena e Jacaré, no litoral norte, também se destacam. A praia do Jacaré, na foz do rio Paraíba, atrai dezenas de barcos e visitantes diariamente para ver o pôr-do-sol, ao som de Bolero, de Ravel.

A ilha de Areia Vermelha é outro capricho da natureza que depende das condições da maré para ser vista de perto, pois a visita só pode ser feita durante 20 dias em um mês. É um banco de areia apoiado sobre uma formação de corais, a 2 km da costa, em Camboinha. Antes de ser descoberta pelo turismo, na década passada, era explorada por pescadores que a usavam como ponto de apoio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;