Memória Titulo Memória
A Santo André que uniu Osmar e Alayde
Por Ademir Medici
28/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Festa na família Nunes Vieira: Osmar Nunes Vieira e Alayde Coatto Nunes Vieira completam hoje 60 anos de casados, bodas de diamante. Ele natural de Santo André, ela, de Serra Negra; dessa união tiveram três filhos – Tania, Sílvio e Denise. A família cresceu com a chegada do genro Eduardo e da nora Marlene, que trouxeram os netos Paulo Vitor e Ryan Gabriel; completando de amor e luz essa união.

A ponte entre Memória e o casal é feita por Tania Regina, a primogênita, nossa colega no Projeto Vivacidade, da primeira gestão do prefeito Celso Daniel, quando se contou a história dos bairros de Santo André.

Mas hoje a história é de Alayde e Osmar.

ELE

Osmar nasceu na Vila Pires. E sempre trabalhou: na olaria dos Guazzelli (dos 11 aos 14 anos). Na Fábrica Ipiranguinha. Foi escriturário no escritório de contabilidade dos Zanei, atividade exercida até 1988. E até 2006 exerceu a mesma atividade de escriturário no escritório contábil Souza Nunes. Aposentou-se, então.

ELA

Alayde nasceu em Serra Negra. Trabalhou na fazenda de café da família Verzani. Com a família, vem para Santo André em 1950. Mora na Vila Humaitá. Trabalha na Firestone.

O CASAMENTO

Osmar e Alayde casam-se em 1958. Moram na Vila Pires. Naquele tempo, a única via calçada do bairro era a Avenida Dom Pedro I, coberta por paralelepípedos. Com o nascimento de Tania, em 1959, dona Alayde deixa a Firestone. Cuida dos filhos. Mas trabalhou até se aposentar, ou na máquina de costura ou tocando atividades comerciais.

RAÍZES

Osmar Nunes Vieira é filho de José Nunes Vieira, natural de Mogi das Cruzes, filho do professor Antonio Nunes Vieira, e de Carolina Mazieiro Nunes, natural de Ribeirão Pires, filha de Natale Mazieiro, imigrante italiano.

Tanto o professor Antonio como o Sr. Natale têm os nomes inseridos na história de Ribeirão Pires, emprestando seus nomes a ruas da cidade.

SANTO ANDRÉ

O amor do Sr. Osmar à cidade onde nasceu e viveu toda a vida; idem, dona Alayde: “Fui muito bem acolhida pela cidade, que hoje considero a minha terra natal”.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 28 de junho de 1988 – ano 31, edição 6790

Manchete – (José) Sarney (presidente da República) decide vetar os dois turnos das eleições municipais de 15 de novembro

Rio Grande da Serra – Grupo Espírita Para Amar cria o primeiro curso profissionalizante da cidade, um curso de marcenaria. São 24 alunos entre 10 e 15 anos. Instrutor: Angel Osvaldo Casussio; fundador do ‘Para Amar’: Ivo Alves de Souza.

Crônica (Guido Fidelis) – Um sombrio retrato de Santo André.

Polícia – 1 – Novo delegado seccional do ABCD assume prestigiado, Levino Manoel Ribeiro.

Polícia – 2 – Sete crimes de morte na região.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 28 de junho:

Em Pernambuco, Altinho

No Paraná, Clevelândia

Na Bahia, Ilhéus

Na Paraíba, Monteiro

No Maranhão, Presidente Dutra

Em São Paulo, Regente Feijó

Fonte: IBGE

Em 28 de junho de...

1913 – Morre em Paris Campos Sales, que foi presidente da República.

1918 –Uma carta publicada nas seções pagas dos jornais paulistanos demonstrava intrigas vividas em Ribeirão Pires. Três moradores envolvidos: Antonio Pereira de Figueiredo, de Ribeirão Pires; alguém da família Carpinelli cujo nome completo não era divulgado; e o jornalista Nicolau Antonio Arnoni, da imprensa local.

Monteiro Lobato estava lançando o livro Urupês, reunindo 14 contos de sua autoria. Um dos contos apresentava o seu mais famoso personagem, Jeca Tatu.

A guerra. Do Noticiário do Estadão: confirma-se que, depois de julgado sumariamente, Nicolau II, ex-czar da Rússia, foi fuzilado pela ‘Bolsheviki’.

1973 – Açougueiros de São Caetano denunciam falta de carne.

1978 – Deflagram greve os médicos residentes da Faculdade de Medicina da Fundação ABC, por piso salarial.

Reformas incluem pleito direto em 1982 para governadores e extinguem o senador biônico.

Santos do Dia

Igreja celebra os beatos ucranianos Basílio, Nicolau, Zenão e Ivan. Os quatro redentoristas foram beatificados por João Paulo II, quando em visita à Ucrânia, em 2001.

Argemiro

Irineu

Vicência




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;