Cena Política Titulo
Fim de histórico de rejeição em Sto.André
Por Raphael Rocha
07/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Demorou 12 anos, mas, enfim, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) aprovou uma contabilidade da Câmara de Santo André. O balanço financeiro de 2013, quando a Casa era administrada por Donizeti Pereira (PV), foi considerado regular pelo conselheiro Antonio Roque Citadini. A última conta aprovada pelo TCE foi a de 2001, na gestão de Carlinhos Augusto (PT). A Corte sempre considerou elevado o número de comissionados e questionou também a concessão de benefícios como 13º salário e férias para vereadores na hora de analisar balanços do Legislativo – no período, foram condenados os vereadores Carlinhos Augusto (de 2002), Ivete Garcia (PT), Luiz Zacarias (PTB), Montorinho (PT), Sargento Juliano (PSB) e José de Araújo (PSD). Curiosamente, o TCE já analisou as contas de 2014 da Casa, ainda na gestão de Donizeti, e rejeitou a contabilidade. O verde recorre dessa condenação.

Alegações
Autor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que alterou o teto salarial a algumas categorias do funcionalismo público do Estado – e criticado porque o impacto pode chegar a R$ 1 bilhão em quatro anos –, Campos Machado (PTB) se defendeu. “A PEC aprovada não trata de aumento salarial. Ela é a desvinculação do subteto no Estado, que está balizado pelos vencimentos do governador. O salário do governador não tinha aumentos desde 2013 e teve um pequeno reajuste no fim do ano passado. Todas essas categorias que dependem desse subteto tiveram seus vencimentos corroídos nos últimos anos pela inflação. A PEC traz justiça e segurança jurídica para esses profissionais”, justificou. “O que está havendo é um êxodo dos profissionais mais qualificados e a Assembleia Legislativa não pode ser omissa em deixar a locomotiva do Brasil perder seus melhores quadros”, adicionou.

Apoios
Pré-candidato a deputado federal pelo PT em Santo André, o vereador Eduardo Leite iniciou costuras de apoios eleitorais na microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Depois de anunciar dobrada com o ex-prefeito mauaense Oswaldo Dias, pré-candidato a deputado estadual, Eduardo recebeu adesão do presidente do PT de Rio Grande, José Allmeida Freire.

Condenação
Secretário adjunto de Planejamento durante o governo de Aidan Ravin (Podemos), de Santo André, Ronilson Bezerra foi condenado a 60 anos, sete meses e 20 dias de prisão em regime fechado por envolvimento no esquema conhecido como Máfia do ISS (Imposto Sobre Serviços) na Capital. Ronilson foi apontado pelo Ministério Público como chefe da organização. Ele pode recorrer.

Representação
O PSDB estadual entrou com representação contra o governador Márcio França (PSB) e o Instituto Vertude, responsável pela pesquisa divulgada nesta semana, que apontou o socialista como segundo colocado nas intenções de voto ao governo paulista após a greve dos caminhoneiros. Segundo o tucanato, além de a empresa estar no rol de contratadas pelo Palácio dos Bandeirantes, a metodologia não foi isonômica com os demais candidatos. Liminar proibindo a divulgação do levantamento já foi deferida pela Justiça Eleitoral.

Cavando espaço
Vereador de São Bernardo, Eliezer Mendes (Podemos) continua saga para conseguir ser candidato a deputado na eleição deste ano. Um passo dado foi a recepção ao vereador paulistano e pré-candidato do Podemos ao Senado, Mário Covas Neto, o Zuzinha, em tradicional padaria da cidade. Por ora, o Podemos aposta as fichas no ex-prefeito Aidan Ravin, de Santo André, e no vice-prefeito de Diadema, Márcio da Farmácia.

Ato pró-Lula
O PT organiza hoje, a partir das 17h, na Praça Castelo Branco, no Centro de Diadema, ato pela libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há dois meses na PF (Polícia Federal) de Curitiba após condenação no caso do triplex do Guarujá. A atividade deve contar com a participação do pré-candidato do partido ao governo do Estado, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;