Política Titulo Aluguel atrasado
Cartório de Diadema pode ser despejado

Dono de imóvel localizado no Centro entrou com ação contra governo Lauro por falta de pagamento

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A 329ª Zona Eleitoral de Diadema pode ter de fechar as portas. Proprietário de imóvel que abriga o cartório, localizado no Centro, entrou na Justiça, no dia 24, contra o governo do prefeito Lauro Michels (PV) com ação de despejo e cobrança de R$ 131 mil em aluguéis atrasados. O Paço é o responsável legal pelo contrato de locação, assinado em 2013.

Na petição, que já está na mesa do juiz André Mattos Soares, da Vara da Fazenda Pública, o dono do prédio, situado na Rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel, atrás da Câmara, alega que todas as tentativas de negociação da dívida do governo Lauro foram exauridas e que, após “aborrecimento quanto ao adimplemento” e por não encontrar “canal para viabilizar a solução amigável do imbróglio” decidiu exigir a rescisão contratual e a “imediata entrega do imóvel”.

“Em meados de setembro de 2017, (o proprietário) passou a notificar a Prefeitura por e-mail sobre sua inadimplência absoluta e requerendo a liquidação dos débitos. Contudo, embora mensalmente o proprietário tenha acionado extrajudicialmente o município para que saldasse a dívida, o Paço permaneceu inerte e inadimplente”, relata a defesa do dono do imóvel.

Nos autos, o proprietário cita que já havia entrado com ação de despejo anteriormente, mas na ocasião negociou débitos pendentes com o governo. Entretanto, o Paço não cumpriu as garantias de quitar os valores. Ele também acusa a Prefeitura de Diadema de descumprir acordo de compensação dos valores devidos com a quitação de carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), cuja arrecadação fica a cargo do governo municipal e que teria sido prometida pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Fernando Moreira Machado.

“O único compromisso assumido, na pessoa do Fernando Moreira Machado, frente às insistentes cobranças, seja por telefone, e-mail e reuniões realizadas, foi a promessa de quitar os valores do IPTU relativos ao exercício de 2018, através do sistema de compensação de créditos oriundos dos aluguéis devidos. O pedido de compensação deveria levar em consideração o montante de R$ 18.825,36”, diz o trecho do processo, ao emendar que “a promessa não foi honrada”, o que “acabou por permitir que fossem geradas cobranças extrajudiciais” do tributo e até inscrição do débito na dívida ativa.

Questionado sobre a dívida e como pretende evitar o despejo do cartório, o governo de Lauro Michels não se manifestou.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, a 329ª Zona Eleitoral é responsável pelo cadastro de 161.717 dos 330.911 eleitores de Diadema (dados relacionados às eleições municipais de 2016), o que representa 48,8% de todo o eleitorado da cidade, dos bairros jardins Canhema, Campanário e Taboão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;