Memória Titulo
Um bar. E Agostinho dos Santos vive em São Bernardo

"Quero a alegria de um barco voltando, quero a ternura de mãos se encontrando, para enfeitar a noite do meu bem." (‘A noite do meu...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Quero a alegria de um barco voltando, quero a ternura de mãos se encontrando, para enfeitar a noite do meu bem."

(‘A noite do meu bem', composição de Dolores Duran, sucesso de Agostinho dos Santos)

Nancy Palleta dos Santos, filha do cantor Agostinho dos Santos, reside em São Bernardo há 29 anos e faz um esforço enorme para cultivar e difundir a memória do pai. Originais como a foto de hoje são guardadas por ela.

Agostinho era paulistano. Nunca residiu em São Bernardo, mas é possível que tenha se apresentado no Grande ABC. Nancy confirma que o pai foi um cantor romântico e da MPB, mas gravou rock'n'roll e até um disco em 78 rotações com marchinhas de Carnaval. Neste caso, o álbum não faz parte da discografia oficial do cantor, e a filha pretende localizá-lo como mais uma peça da coleção familiar.

Em São Bernardo, o bar-acervo de Agostinho dos Santos é um recanto intimista. Fica em ponto discreto e aconchegante da cidade. Localiza-se na Vila Tupi, cuja artéria principal mais próxima é a Rua dos Vianas. Chama-se A Ferradura, Bar do Braz, ponto de encontro dos artistas, com predominância para os do Grande ABC. Joca, que nos deixou, ali fazia ponto, hoje ponto da sua mulher, Rosa do Joca, e do filho Carlinhos 7 Cordas, violonista como Joca.

Canhotinho, dos Demônios da Garoa, e Demetrio (que reside em São Bernardo) são outros músicos que frequentam o bar, entre tantos.

FAMÍLIA

As raízes familiares de Agostinho dos Santos são todas paulistas e paulistanas. Os pais, Augusto dos Santos e Ottilia dos Santos, vieram do Interior e adoravam o Carnaval paulistano, desfilando pela Vai-Vai; o cantor foi registrado Augustinho; casou-se em 1954, no bairro da Consolação, com Mafalda Palleta; tiveram três filhos: além de Nancy, Augustinho Filho e Airton. Hoje são seis netos e uma bisneta, Marina, neta de Nancy e que vive em São Bernardo.

Agostinho dos Santos faleceu em 1973; em 1974 faleceu sua mãe; em 1975 o pai; em 1976 a mulher.

O BAR

Trata-se de um misto de bar e arquivo museológico. Tudo que se queira sobre Agostinho dos Santos ali está, de livros a discos. Funciona de terça a sexta. Endereço: Rua Professor Gieg, 15, Vila Tupi, São Bernardo; 7462-2654.

TURMA DO RUDGE - Hoje é o aniversário de Ademir Siliprandi, paulistano nascido em 12 de fevereiro de 1950. No ano seguinte estava em Rudge Ramos. Cresceu, foi à escola do bairro, tornou-se adulto, constituiu família. Hoje é serralheiro no bairro.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 12 de fevereiro de 1980

Manchete - Postos de gasolina podem funcionar no sábado de Carnaval.

Futebol profissional - Corinthians bate a Ponte Preta por 2 a 0 e conquista um novo Campeonato Paulista.

Futebol amador - Jabaquara sagra-se campeão de São Caetano.

Santo André - Inaugurado monumento à Bíblia no Ipiranguinha.

Editorial - Donas de casa mobilizadas boicotam açougues.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Carnaval, viagem, preços e metalúrgicos.

Cinema Super 8 (coluna de Wilson Pereira Cardoso) - Videoteipe e Super 8, temas de debate em curso.

Polícia - Criança morre no incêndio do barraco na Cidade São Jorge.

EM 12 DE FEVEREIRO DE...

1874- Comarca de São Paulo é dividida em dois distritos especiais; no primeiro inclui-se o Grande ABC, cujo nome era Freguesia de São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Antonio de Constantinopla, Etevaldo e Eulália.

A estampa homenageia Bonfílio Monáldio, Bonajuncta, Manetto Antellense, Amidéo, Ugúccio, Sosteneo e Aleixo, chamados de os sete santos fundadores da ordem dos Servitas, no começo do século 13.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Trabalhadores

Nascem em 12 de fevereiro:

1 - José Tibério. 1899. Natural de Jaú (SP). Servente da Rhodia. Residência: Rua Ercília, 531.

2 - João Mendes Coutinho. 1903. Natural de Jaguari. Ferreiro da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Coronel Alfredo Flaquer, 289, Centro, Santo André.

FONTE: primeiro livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;