Cultura & Lazer Titulo
Vanessa Gerbelli é pura sinceridade
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
26/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A atriz de São Bernardo Vanessa Gerbelli começou sua carreira artística aos 15 anos cantando na banda do irmão em barzinhos do Grande ABC. Hoje, após oito novelas e 12 peças teatrais no currículo ela se sente à vontade para falar com franqueza de seu atual trabalho, como protagonista de Amor e Intrigas, da Record.

O fato é que Vanessa não se conformou com o papel de mocinha e tratou de ir transformando a personagem ao longo da trama. Quando a autora Gisele Joras mostrou a sinopse da novela, a atriz ficou confusa diante da extrema ingenuidade de Alice. "Não tinha como eu viver, aos 34 anos de idade, uma protagonista tão bobinha. Tive de adaptá-la do meu jeito", explica.

Segundo a atriz, Alice mas parecia uma adolescente, tamanha era a falta de traquejo de vida do papel. E já que o personagem precisava descobrir porque sua própria irmã Walquíria(de Renata Dominguez) roubou a mãe delas e fugiu, a atriz não teve dúvidas. Foi logo procurar Gisele Joras, autora da trama. "Eu sofri um pouco com isso. Por mais que me empenhasse, eu já não tenho mais 18 anos. Forjar essa ingenuidade fica falso", ressalta.

Outro fator foi a diversidade de locações imaginadas pela autora para os protagonistas. "A Gisele é estreante, tem boas idéias, mas ainda não está acostumada com a carpintaria de uma novela, com a quantidade de personagens e cenários", critica a atriz.

Ao lembrar dos primeiros capítulos da história, Vanessa diz que era simplesmente impossível gravar em vários lugares quase ao mesmo tempo como a personagem. "Em um mesmo capítulo, ela me colocava em quatro cenários diferentes", relembra.

O imediatismo e a rapidez das gravações também foram outros desafios. "O ator tem de estar com a cena resolvida e pronta. Não é igual ao cinema, que pode ir fundo nas emoções dos personagens", compara.

Mesmo com um longo caminho de dificuldades, a personagem deixou de ser um problema para se tornar um meio de estudos para a atriz. "A Gisele foi muito generosa e sensível. Ela percebeu o que eu poderia oferecer como atriz e foi escrevendo para aquilo. A Alice ficou mais ativa pelo que eu mostrei para a autora", orgulha-se a atriz, que estreou na TV como a invejosa caipira Lindinha em O Cravo e a Rosa, na Globo.

Nesses oito anos de carreira na TV, Vanessa ainda não sabia o que era a torcida do público por uma história com final feliz.

Apesar de ter vivido personagens importantes na carreira, como a prostituta Fernanda, de Mulheres Apaixonadas, da Globo, a atriz, porém, não tinha tido a experiência de fazer uma protagonista. Muito menos de poder intervir na construção dessa heroína.

"A Fernanda conseguiu roubar a cena por ter uma questão social envolvida. Ela morreu de bala perdida, era prostituta e mãe solteira. Por isso ela chamou atenção", desabafa ao relembrar a personagem criada por Manoel Carlos. Sendo assim, Vanessa - ao ajudar a remoldar Alice - apostou em uma heroína menos passiva, meio inconformada e voluntariosa, que pode até brigar, se for preciso.

Para a atriz, o sucesso da trama, que se equilibra com 17 pontos de audiência e começou de forma despretensiosa, se deve ao fato de o público gostar de ver tragédias baseadas em manchetes de jornais. "O povo lê esses jornais baratinhos, onde só existem crimes e sacanagens", afirma. E compara Amor e Intrigas à ‘imprensa marrom'. "Coisa de melodrama mesmo, com atentados em série. Amor e Intrigas tem isso: uma irmã quer matar a outra", resume.

Com o término da novela, porém, Vanessa não pretende se dedicar a nenhum compromisso profissional. Longe do teatro e do cinema, a atriz só quer curtir a maternidade. Afinal, quando começou a gravar Amor e Intrigas, seu filho Tito só tinha quatro meses.

"A novela foi um exercício de superação das minhas limitações físicas e psicológicas. Serviu para testar minha capacidade. Descobri que sou forte", brinca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;