Política Titulo São Caetano
Morre, aos 93 anos, ex-prefeito Raimundo da Cunha Leite

Chefe do Executivo entre 1977 e 1982 não resistiu a complicações respiratórias ontem

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
24/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSCS


Atualizada às 16h14

Morreu, na tarde de ontem, o ex-prefeito de São Caetano (entre 1977 e 1982) Raimundo da Cunha Leite, aos 93 anos. Ele estava internado no Complexo Hospitalar Municipal Maria Braido, no bairro Santa Paula, e veio a óbito após complicações respiratórias.

Nascido em Juazeiro, na Bahia, Raimundo da Cunha Leite cursou a Escola Técnica de Comércio de São Caetano, entre 1942 e 1943, e iniciou na carreira política em 1950, quando ingressou no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Posteriormente, figurou na presidência do diretório municipal do PTN (Partido Trabalhista Nacional); ajudou a fundar, em 1966, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e tornou-se presidente do diretório municipal do partido em 1967. Em 1979, filiou-se ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), tornando-se o primeiro presidente do diretório municipal da legenda em São Caetano. Durante os 45 anos de vida pública, além de prefeito, Raimundo da Cunha Leite atuou como vereador e deputado federal, além de ter exercido diversos cargos, como diretor administrativo e financeiro da Fundação Oncocentro, diretor de terminais ferroviários da Companhia Metropolitana (Metrô) de São Paulo e diretor de planejamento da Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo).

Em sua página oficial no Facebook, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) publicou nota de pesar pela morte de Raimundo da Cunha Leite, a quem chamou de “homem vitorioso”. “Raimundo construiu um legado e, com respeito e dor, presto minhas condolências e homenagens a quem deixou sua marca e contribuição para nosso município.”
Eduardo Cerqueira Leite, filho do ex-prefeito, destacou o orgulho da família em relação à trajetória do pai. “Só temos a agradecer a São Caetano, cidade que permitiu ser administrada por ele”, disse.

O velório de Raimundo da Cunha Leite está programado para começar às 8h de hoje na Funerária Abcel, na Avenida Presidente Kennedy, bairro Santa Paula. O sepultamento, cujo horário ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição, ocorrerá no Cemitério da Saudade, no bairro Cerâmica.

Nota oficial da Prefeitura de São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior, de São Caetano, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito Raimundo da Cunha Leite, ocorrida na tarde deste domingo (23/04), às 17h45, no Hospital Municipal Maria Braido.

“Raimundo construiu um legado e, com respeito e dor, presto minhas condolências e homenagens a quem deixou sua marca e contribuição para nosso município”, afirmou Auricchio, em nota.

O sepultamento será nesta segunda-feira (24/04), às 16h, no Cemitério da Saudade (Rua Eng. Armando de Arruda Pereira, 880 - Bairro Cerâmica, São Caetanol).

Nascido em Juazeiro (BA), Raimundo da Cunha Leite formou-se advogado e elegeu-se vereador por três mandatos em São Caetano: 1961-1965, 1965-1969 e 1969-1973. Foi prefeito do município no período de 1º/02/1977 a 15/05/1982. Como deputado federal, teve mandato entre 1983 e 1987.

Entre outras atuações e condecorações na cidade, Raimundo recebeu o título de cidadão são-caetanense e trabalhou no Jornal de São Caetano e outros títulos, além de ter atuado em órgãos como Fundação Oncocentro, o Metrô e a Emplasa.

Nota da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul, em nome de seu presidente, Eclerson Pio Mielo, demais vereadores e colaboradores da Casa de Leis, se solidariza com a família de Raimundo da Cunha Leite, ex-vereador, ex-deputado federal e prefeito de São Caetano do Sul no período de 1977 a 1982, que morreu no domingo, 23 de abril, aos 93 anos.

O poder Legislativo de São Caetano do Sul reconhece em Raimundo da Cunha Leite a representação de um homem público que contribuiu de forma significativa para os avanços da nossa cidade ao longo das últimas décadas, tendo militado politicamente em período que antecedeu a redemocratização do Brasil.

A história de conquistas do município é resultado do trabalho e dinamismo de duas colônias fundamentais no processo de fundação, emancipação e desenvolvimento de São Caetano do Sul: os europeus, especialmente os italianos, e os nordestinos, representados por Raimundo e tantos outros milhares, que chegaram por aqui no século passado e adotaram nossa cidade para viver e constituir família.

A forma dedicada de tratar a coisa pública e trabalhar para o progresso de São Caetano do Sul nos faz lembrar de Raimundo da Cunha Leite com saudades. Neste momento de perda, deixamos as condolências aos familiares e aos amigos do ex-prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;