Cena Política Titulo
Plano D se tudo der errado
Por Raphael Rocha
27/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


No centro da Operação Lava Jato e combalido após as eleições de 2016, o PT traça planos alternativos para 2018. A ideia inicial, já anunciada, é lançar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidenciável da sigla, em campanha calcada no legado dos dois governos dele à frente do País – de 2003 a 2008. Mas e se Lula for preso no âmbito da Lava Jato, como se especula nos bastidores políticos? O plano mais forte é migração em massa ao PDT. Na alta cúpula do partido, a detenção de Lula e possível cassação do registro de atuação do PT estão em pautas recorrentes. Muitos petistas avaliam que todo esse processo, se ocorrer, será desencadeado às vésperas da eleição de 2018. Portanto, sem tempo hábil para criação de outra legenda ou de pensar numa liderança que pudesse disputar a Presidência da República contra presidenciáveis alinhados a PSDB, PMDB e PSB. O PDT trabalha com o ex-ministro Ciro Gomes como postulante ao Palácio do Planalto. Alguns militantes petistas já estão no PDT, inclusive – entre eles o ex-prefeito de Osasco Jorge Lapas e o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini. No Grande ABC, nomes do PT de São Bernardo são especulados, assim como o ex-chefe do Executivo de Mauá Donisete Braga (PT).

No Bolo<EM>
Por falar em Hortolândia, o ex-prefeiturável de Rio Grande da Serra Carlos Augusto César, o Cafu (PDT), foi nomeado para ser secretário de Governo de Angelo Perugini na cidade do Interior. Cafu concorreu, pelo PT, ao Paço rio-grandense nas eleições de 2004 e 2008. Em ambas perdeu para Adler Kiko Teixeira (PSB), atual prefeito de Ribeirão Pires.

Acolhida
Ex-vereadora em Diadema, Lilian Cabrera (PT) foi nomeada para o gabinete do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) na Assembleia Legislativa. Ela será assessora parlamentar 2. Lilian ajudou Luiz Fernando na eleição de 2014 – para deputado federal, apoiou Mário Reali (PT). A petista não conseguiu se reeleger no pleito de outubro.

Mudança na FUABC
Secretária adjunta de Saúde de Santo André, a médica proctologista e gastroenterologista Maria Bernadette Zambotto Vianna foi alçada à presidência da FUABC (Fundação do ABC) ontem pela manhã. Sua indicação, via prefeito Paulo Serra (PSDB), havia sido antecipada pelo Diário. Wagner Kuroiwa, apresentado pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), será o vice. A cerimônia de posse está marcada para quinta-feira. Ela assume mandato interino de um ano, no lugar de Maria Aparecida Damaia, indicada pelo ex-prefeito Carlos Grana (PT), de Santo André. Kuroiwa substitui Mauricio Mindrisz (PT), aliado do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), de São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;