Turismo Titulo Nordeste
Então é Natal

Capital do Rio Grande do Norte completa 417 anos no mesmo dia do Menino Jesus

Por Miriam Gimenes
22/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC


 Se você nada fez durante o ano, que tal aproveitar o último feriado para viajar? Localizada no Rio Grande do Norte, Natal é uma das mais belas capitais do País. Repleta de dunas, falésias, piscinas naturais e recifes, a cidade não foi escolhida como sugestão à toa: além de ter o mesmo nome do festejo mais esperado do ano, também faz aniversário no mesmo dia do Menino Jesus. No domingo, ela completará, portanto, 417 anos.

A denominação da cidade também não foi aleatória. Composta por um cenário paradisíaco, uma das versões para seu nome é por conta da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599, data de sua fundação. Histórias à parte, um dos atrativos locais é o Forte dos Reis Magos. A fortaleza, que parece uma estrela de cinco pontas, além de guardar canhões, é palco de bela vista das praias urbanas da capital potiguar.

Entre elas está a Ponta Negra, cheia de quiosques e bastante concorrida pelos turistas. É lá onde fica o Morro do Careca, na verdade uma duna de 107 metros de altura, cercada por vegetação e onde até a década de 1990 era possível praticar o esquibunda. A brincadeira, no entanto, foi proibida para preservar o local, que hoje serve apenas como cenário para selfie.

Agora, quem quer ter a sensação de pisar em uma duna deve seguir rumo ao Litoral Norte de Natal, para os passeios para Genipabu e as lagoas de Jacumã e Pitangui. Lá é possível andar de bugue – com ou sem emoção –, ver dromedários de perto e é permitido não só o esquibunda como também o aerobunda. A diversão é garantida.

A praia da Pipa, localizada em Tibau do Sul, além de ser moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, foi eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das dez mais belas praias do Brasil. E é, de fato. Se der sorte de ir em dia de maré baixa, piscinas naturais com água morninha se formam e são ideais para as crianças.

ARTESANATO
Viajar, principalmente para o Nordeste, e não levar uma peça de artesanato para casa é o mesmo que não ir. Por isso, uma passagem no Centro de Turismo, um casarão onde funcionou a cadeia pública, é obrigatória. Por lá são vendidos delicados bordados em renda de labirinto e trabalhos coloridos em cerâmica.

 

Monumento e shows homenageiam data cristã
Às margens da BR-101, o monumento conhecido como Porte dos Reis Magos, construído em 1999, lembra os três homens que foram presentear o Messias na noite de seu nascimento. É ele quem dá boas-vindas para os turistas que chegam à cidade.

E a data por lá não passa despercebida. Com o tema Natal em Natal – Cidade da Luz quem a visita nesta época do ano, além de apreciar os reis magos, pode também curtir os shows populares e espetáculos de rua, além de festivais de corais, música, dança, de audiovisual e de literatura. Mais informações no site natal.rn.gov.br. Outro atrativo é a Árvore de Mirassol, localizada na Zona Sul da cidade, uma estrutura que possui 112 metros de altura composta por uma espiral luminosa até a estrela localizada no topo. Um deslumbre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;