Internacional Titulo
Armas inteligentes podem reduzir tragédias
Por Do Diário do Grande ABC
24/03/2000 | 10:56
Compartilhar notícia


As armas inteligentes, que só podem ser usadas por uma pessoa autorizada, estao sendo reconhecidas como uma soluçao de consenso para reduzir as tragédias provocadas por armas de fogo. A utilidade desse tipo de arma foi reconhecida oficialmente por um acordo anunciado na sexta-feira passada entre o Governo federal e a Smith & Wesson. A principal fabricante de armas dos Estados Unidos se comprometeu a ter a tecnologia apropriada pronta para utilizaçao em três anos.

A empresa trabalha em um mecanismo baseado em impressoes digitais. A arma só funciona se um scanner acoplado reconhece a digital do proprietário. Até o principal grupo de pressao dos portadores de armas de fogo, a NRA (National Rifle Association, Associaçao Nacional dos Rifles), declarou ser favorável a esse tipo de armas.

Um dos dirigentes da NRA, Wayne LaPierre, disse no último domingo que a tecnologia estaria pronta em alguns anos, mas os fabricantes querem ter certeza de que as armas funcionarao perfeitamente quando forem necessárias. Cerca de 30 mil pessoas morrem a cada ano por causa de armas de fogo.

Essas armas sao ``tecnologicamente fabricáveis e podem salvar vidas', disse Jon Vernick, encarregado das pesquisas em armas de fogo da Universidade John Hopkins. Ele lembra que a tecnologia que permite identificar o usuário já existe, e que ``o verdadeiro desafio é simplesmente aplicar a tecnologia a armas de fogo'.

Muitas outras companhias trabalham com essas armas ``inteligentes'. A SigArms pretende colocar no mercado ainda este ano armas dotadas de um código e um relógio que bloquearao o disparo automaticamente depois de um tempo definido por seu dono. A Fulton Arms se dedica a desenvolver sistemas magnéticos de segurança.

Embora seja difícil saber o número preciso de vidas que podem ser salvas graças à generalizaçao desse tipo de arma, Jon Vernick considera que elas permitirao evitar numerosos desastres. Como, por exemplo, os mais de 1.200 suicídios de adolescentes registrados por ano nos Estados Unidos com armas de fogo e os mais de quatro mil jovens de menos de 20 anos que morrem a cada ano no país também por causa de armas de fogo, de acordo com as estatísticas oficiais.

Os casos mais comoventes sao os de crianças que morrem ou ficam feridas porque encontram uma arma carregada em casa. Além disso, a cada ano, 500 mil armas sao roubadas nos Estados Unidos e a propagaçao das armas inteligentes deve desestimular os roubos, porque tornará mais difícil usá-las. Mas essas armas também têm muitos adversários, que as consideram complicadas demais para usar em caso de emergência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;