Eleições 2016 Titulo São Bernardo
Tunico Vieira inaugura campanha após 25 dias

Prefeiturável pelo PMDB em São Bernardo diz
que falta de recursos fez retardar pedido de votos

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
10/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Candidato a prefeito do PMDB em São Bernardo, o ex-vereador e ex-secretário Tunico Vieira realiza hoje sua primeira atividade de rua, no Centro, exatos 25 dias depois do início da propaganda política e a 22 dias da votação do primeiro turno.

A postura do peemedebista contrasta com o comportamento de seus principais rivais, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), o deputado federal Alex Manente (PPS) e o ex-secretário Tarcisio Secoli (PT), que desde a abertura do período eleitoral têm focado em ações de ruas, realizando o tradicional corpo a corpo. Até mesmo o representante do Psol, o ex-parlamentar Aldo Santos, vem efetuando ações diretas com munícipes. Também disputa o pleito o professor César Raya (PSTU).

O retardo no pedido de voto diretamente com a população – até então presente em apenas reuniões com portas fechadas – é defendido por Tunico, principalmente por falta de recursos. “Tenho vida pública na cidade de 25 anos e muitos me conhecem. Claro que gostaria de estar mais na rua, dialogando, mas meu poder aquisitivo é menor que o dos outros e me faz buscar um caminho de esforços mais para a reta final”, esclareceu o peemedebista.

No dia 2, em sondagem de intenções de voto com os candidatos a prefeito de São Bernardo feita pelo DGABC Pesquisas, encomendada pelo Diário, Tunico apareceu no distante quarto lugar, com tímida fatia de 2,3% de citações entre 500 entrevistados.

“Meu desafio será conseguir chegar ao segundo turno. Mesmo com menos de um mês é possível defender um projeto político, principalmente porque o próprio estudo do Diário mostra uma considerável quantia de pessoas indecisas ou que não soube opinar”, defendeu Tunico, citando percentual da mesma sondagem que apontou que 57,9% dos entrevistados não souberam opinar – os que votariam em branco, nulo ou nenhum atingiram 11,5%.

Homologado no último dia permitido pela Justiça diante de incertezas e tentativas de negociações com outros projetos, Tunico levou o PMDB à disputa majoritária na cidade depois de 28 anos. A última vez que a legenda concorreu na eleição a prefeito foi em 1988, na época, liderada pelo ex-prefeito Tito Costa (hoje sem partido).

Além das dificuldades financeiras, o prefeiturável peemedebista tem visto o único vereador da legenda, Gilberto França, mais próximo do projeto de candidatura do PT. Gilberto queria ver o partido alinhado com os petistas, a exemplo do pleito de 2012, mas não tem sequer propagado e colocado o nome de Tunico como candidato a prefeito em seus materiais de campanha. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;