Cultura & Lazer Titulo
Teorias de Nietzsche são analisadas em livro
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
30/08/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


Um dos mais ousados filósofos do século 19, o alemão Friedrich Nietzsche (1944-1900) é tema de obra que acaba de chegar às livrarias: "Nietzsche: Para Uma Crítica à Ciência" (Paulus, 104 páginas, R$ 11).

Na publicação, o professor universitário Mauro Araujo de Sousa, pós-doutor em filosofia, analisa algumas de suas teorias. "Pretendo provocar reflexões sobre o quanto o pensamento desse filósofo de Röcken ainda se faz presente entre nós e o quanto ainda pode nos fazer ver as coisas de perspectivas as mais diferentes possíveis em uma espécie de "Filosofia da Diferença", como diria, por exemplo, Gilles Deleuze", compara Sousa.

Segundo o escritor, Nietzsche fez a Ciência repensar sobre os próprios métodos enquanto questionava o cientificismo que se concretizou a partir do século 19 e tornou a Ciência a 'imperadora' do conhecimento. "O filósofo mostra os limites pautado por conceitos como os de verdade, causa e efeito, e consciência", explica o autor.

Indicado para especialistas e estudantes, o lançamento é antecedido do livro "Nietzsche: Viver Intensamente, Tornar-se o Que se É", no qual Sousa oferece introdução aos pensamentos nietzschianos. Dessa forma, é sugerida a leitura desta obra para que a recente publicação seja melhor compreendida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;