Economia Titulo
Capitais estão entre as mais desiguais
Por Da Abr
22/04/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Estudo recente da ONU (Organização das Nações Unidas) aponta quatro capitais brasileiras na lista das 20 cidades mais desiguais do mundo, em termos socioeconômicos. Estão na relação Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Brasília. Com quatro capitais entre as cidades injustas socialmente, o Brasil figura entre os países mais desiguais, atrás apenas da África do Sul, de Zâmbia e da Namíbia.

Segundo a ONU, as desigualdades do Brasil e de sua capital são muito próximas. O coeficiente de Gini (índice usado para calcular a desigualdade de distribuição de renda) do País é de 0,58 e o de Brasília, de 0,6. Segundo a metodologia para medir distribuição e concentração de renda, quanto mais perto de um, maior a diferença entre os mais ricos e os mais pobres.

Para especialistas, a desigualdade verificada em Brasília espelha a realidade do País e demonstra que em vez de ser "uma ilha da fantasia", Brasília é uma cidade bem brasileira: muito desigual e com a renda concentrada em alguns setores.

Para a professora Marília Luiza Peluso, do departamento de geografia da Universidade de Brasília, a Capital cinquentona "não é uma ilha da fantasia". Segundo ela, a expressão esconde que a cidade é "uma síntese do Brasil". Em Brasília, opina, "as pessoas não ficam fora da realidade. Elas estão dentro e imersas exponencialmente na realidade nacional".

"Vamos colocar as coisas no lugar certo, o Brasil é um País desigual. Brasília é uma cidade planejada, mas não é abstrata", acrescenta Brasilmar Nunes, professor de sociologia da Universidade Federal Fluminense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;