Cultura & Lazer Titulo
Fernanda Porto sacode o FIP
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
29/07/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Conhecida por sacudir as pistas com suas músicas, Fernanda Porto encerra hoje, às 19h, no Viradouro, o 7º FIP (Festival de Inverno de Paranapiacaba). A paulista vem com um trabalho que mistura MPB e música eletrônica, numa execução bastante “orgânica”.

Pelo termo, entenda-se, neste caso, não um palco cheio de parafernálias tecnológicas, mas uma banda toda em cena, com Fernanda no comando.

Secundada por Giba Favery (bateria), David Rangel (baixo), Márcio Forte (percussão) e Christianne Neves (teclado e cavaquinho), Fernanda toca violão, sax, teclado, guitarra e caixinha de maracatu – além, é claro, de cantar.

E ela está bem mais solta como intérprete, algo que a deixava tímida de tal maneira que antes preferia “esconder-se” atrás dos instrumentos.

“Nos últimos dois anos fui chamada para vários projetos como cantora. Foi uma surpresa, porque sou mais uma compositora que canta”, diz, embora tenha formação em canto lírico. Ela participou de homenagens a Noel Rosa, Chico Buarque, Maysa e Dolores Duran.

No show de hoje, haverá momentos em que estará apenas cantando. O repertório será semelhante ao do DVD, com músicas como Baque Virado, 1999, Coco Sem Água, Seu Nome na Areia, e Simples.

Os hits Só Tinha de Ser Com Você e Tudo de Bom aparecem em versões mais acústicas, o que não significa leituras no estilo banquinho e violão. “Tem músicas que estão até aceleradas. Elas só soam um pouco diferente, mas o andamento é o mesmo. Se ficar mais lento, será sem querer”.

Programação

12h e 14h – Eurides
Cantora interpreta sambas clássicos. Largo dos Padeiros

13h – A Barca
Banda mistura MPB com cultura popular. Clube União Lyra Serrano

13h30 – Zôo-Ilógico
Teatro Infantil. Espaço Criança

14h – Kah-Hum-Kah
Grupo multicultural faz performance. Praça do Mercado

14h e 16h – Trio Vibrações
Recepcionam os visitantes. Parte Alta da Vila

14h e 16h – Jazz Brothers
Banda toca clássicos do ritmo. Ruas da Vila

15h – Fazendo um Som...
Teatro Infantil. Espaço Criança

15h – Arthur Moreira Lima
Pianista faz concerto que vai do erudito ao popular. Viradouro

16h – Mama Gumbo
Coletivo de música instrumental. Praça do Mercado

16h – Sicka
Com o grupo De Tudo um Pouco, apresenta boleros, sambas e chorinhos. Praça do Mercado

18h – Orquestra Sinfônica
Regida pelo maestro Flavio Florence. Clube União Lyra Serrano

18h – Salve Jorge
Banda apresenta repertório influenciado por samba-jazz. Praça do Mercado

19h – Fernanda Porto

20 h – Mostra de cinema Praça do Mercado




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;