Internacional Titulo
Bremer diz estar satisfeito por prisões após captura de Saddam
Da AFP
22/12/2003 | 14:00
Compartilhar notícia


Paul Bremer, o administrador civil americano no Iraque, declarou nesta segunda-feira que a captura de Saddam Hussein havia tornado mais eficaz o trabalho das tropas americanas, que desde então multiplicaram as detenções de responsáveis por ataques contra os americanos.

"Prendemos um bom número de seus amigos e seus colaboradores, um deles na noite passada", informou Bremer à emissora de televisão NBC.

Um ex-coronel do Exército de Saddam Hussein e um dirigente de seu partido, o Baath, foram detidos durante uma grande operação do Exército americano na cidade sunita de Fallujah, ao oeste de Bagdá.

Segundo Bremer, as tropas americanas tiveram "oportunidades" ao longo dos "últimos sete e dez dias" para capturar "os responsáveis desses grupos que atacam nossos soldados".

Acrescentou que Saddam Hussein não se mostrou "particularmente cooperador" desde sua detenção. "Mas conseguimos explorar algumas informações descobertas" no curso das operações realizadas durante a semana que terminou.

O chefe do estado-maior conjunto americano, general Richard Myers, falou no domingo sobre a captura de 200 pessoas, que permitiu compreender melhor "a estrutura da resistência de elementos do antigo regime".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;