Setecidades Titulo
Meio ambiente é tema nas três cidades
Por Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
19/05/2006 | 07:48
Compartilhar notícia


O tema meio ambiente será abordado nas três cidades da região que recebem o Diário do Grande ABC nos Bairros neste fim de semana. Quem for conferir o projeto em Mauá terá a oportunidade de consultar dois técnicos que prestarão esclarecimentos sobre licenciamento ambiental. As crianças poderão ainda conferir recreação voltada à educação ambiental. Oficinas de reciclagem também serão organizadas na cidade por ocasião do programa, assim como ocorrerá em Santo André. Em Mauá, interessados poderão aprender como fazer sabão utilizando óleo de cozinha usado, geralmente descartado pelas donas-de-casa.

A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel do Semasa (Serviço Muncipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abordará a reciclagem de papel. Alunos do programa sócioambiental da autarquia municipal ministrarão as aulas. O trabalho profissionaliza adolescentes de 14 a 18 anos na área de artesanato. O papel utilizado nas oficinas vem dos órgãos públicos da cidade e de algumas empresas doadoras.

“Vamos levar a polpa de papel batido e explicar como é feito o papel reciclado”, conta Adevanir Paiola, coordenadora do projeto. “Para fazer em casa, basta um liquidificador e cola branca. É muito fácil”, garante. O papel artesanal pode depois ser utilizado para trabalhos artesanais e se transformam em belos cartões, caixas, e viram até cúpula de abajur. O projeto de reciclagem produz uma série de folhas feitas com fibras diversas, retiradas da cana e da banana, por exemplo, que serão demonstrados durante o evento. As peças produzidas pelos alunos também são comercializadas sob encomenda e, segundo Paiola, vai ser uma boa maneira de divulgar este trabalho.

O Semasa levará ao Diário do Grande ABC nos Bairros ainda o Centro Móvel de Educação Ambiental, que dará informações sobre água e poluição. As crianças receberão cartilhas com desenhos para pintar, destacando os cuidados com o meio ambiente.

Diadema recolherá material dos participantes do evento. Garrafas plásticas, latinhas de alumínio, papel e papelão poderão ser trocados por mudas de árvores durante o projeto. Na última edição na cidade, foram recolhidos mais de 80 kg de material reciclável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;