Política Titulo Eleição de 2016
Mesmo após expulsão, PSB de Diadema admite que pode apoiar candidatura de Vaguinho ao Paço

Novo coordenador da sigla, Cláudio Valverde considerou a hipótese

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
13/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Quase um mês após expulsão e batalha pública contra projeto eleitoral, o PSB de Diadema admitiu que pode apoiar o vereador Vaguinho do Conselho (PRB) em sua candidatura ao Paço.

A afirmativa partiu do novo coordenador socialista no município, Cláudio Valverde, que foi instituído na função no início do mês, após racha interno protagonizado pelo próprio Vaguinho, o ex-presidente da sigla Manoel José da Silva, o Adelson, e o vereador Célio Boi.

A briga foi justamente por conta do posicionamento para o processo eleitoral do ano que vem. Adelson, que de imediato destacou Vaguinho como candidato, mudou o discurso e decidiu apoiar reeleição do prefeito Lauro Michels (PV). Depois de meses de embate, Adelson expulsou Vaguinho e Célio Boi para alinhar adesão a Lauro. No entanto, a executiva estadual, que é liderada pelo vice-governador Márcio França, interveio e destituiu corpo diretivo de Diadema. Adelson foi deslocado para a secretaria-geral do PSB. Célio Boi foi reintegrado e agora cuida das finanças do partido. Já Vaguinho migrou para o PRB – oposição a Lauro – para ratificar empreitada ao Paço.

“O que pretendo fazer é unir o partido. Chego ao município para aparar arestas e fortalecer chapa de pré-candidatos a vereador. O plano para a corrida ao Paço está indefinido. Porém, existe a possibilidade de caminhar com Vaguinho”, pontuou Valverde, considerando que a adesão ao projeto político partirá de “vontade da maioria do diretório”.

Homem de confiança do vice-governador, o novo dirigente atua na direção do PSB em nível nacional. Sem estipular prazo, Valverde adiantou que pretende dar celeridade ao processo de união no diretório, visando assim concluir rumo da legenda para o pleito o mais rápido possível.

“Chego para trabalhar e levar o partido a lugar de destaque que sempre teve no município. Aqui nossa representatividade sempre foi grande e não podemos, por causa de brigas internas, abrir brecha”, adicionou.

Em Diadema, o PSB atingiu o ápice em 1996, quando venceu corrida ao Paço em projeto liderado pelo ex-prefeito Gilson Menezes, hoje no PDT.

Nos pleitos de 2004 e 2008, legenda fez dobrada com José Augusto da Silva Ramos (PSDB), mas não obteve êxito. Em ambas as ocasiões, Adelson foi o representante da sigla.

Em 2009, o partido reconduziu Gilson Menezes às suas fileiras, ocupando assim a vaga de número dois do Paço. O prefeito do município era Mário Reali (PT).

No último pleito, o PSB decidiu por manutenção de apoio ao PT, novamente com Gilson. A parceria acabou derrotada por Lauro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;