Política Titulo Aliança
PV alinha acordo com Paulinho e abre vice

Direção da sigla anuncia plano de aliança com pré-candidato do PSDB de Sto.André ao Paço

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Após tentar filiação do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) e ficar próximo de acordo com o governo Carlos Grana (PT), o PV de Santo André anunciou ontem alinhamento eleitoral com a pré-candidatura do ex-vereador Paulinho Serra (PSDB) na disputa pelo Paço em 2016. Com as tratativas fechadas no âmbito municipal, o tucano já abre a chance de a legenda verde indicar o vice na chapa majoritária. Há consenso interno para que o parlamentar Donizeti Pereira – hoje no quarto mandato – componha a chapa. É a primeira sigla a sinalizar apoio ao projeto do tucanato, que tem conversa adiantada com PEN e PHS.

Na sede do Diário, o presidente do PV andreense, Eric Lamarca, afirmou que, com o ajuste selado, o partido entrará pela primeira vez como protagonista no páreo. Segundo ele, a abertura do posto de número dois na chapa motivou a decisão, que foi colocada para apreciação da estadual. “Logo de princípio, o Paulinho sinalizou pela vice. Podemos contribuir com a mudança. Isso agrega muito. Mas não é a qualquer preço (condicional)”, disse, ao acrescentar que a sigla abriria mão “desde que bem dialogada” em construção.

Donizeti alegou, por sua vez, que desde o pleito de 2012 queria Paulinho como postulante à Prefeitura – o PV apoiou o projeto de Nilson Bonome (PMDB) na concorrência. O vereador fez convite ao então colega de Legislativo para migração do PSDB à sua sigla para encabeçar voo solo, porém, o tucano descartou a hipótese diante da ideia de ser candidato pela sigla de origem, o que não se efetivou. “Nós estamos consolidando projeto de quatro anos atrás, retomando a história. Sempre tive essa simpatia”, justificou, adicionando que a cidade está há “oito anos sem grande política de impacto”.

Ao comentar o cenário eleitoral, Eric frisou que o governo Aidan (2009-2012) foi “reprovado” pela população, “mesmo com a economia do País pulsante” e a gestão Grana “traz a mesma política do PT de 20 anos atrás”. “Não houve renovação de propostas”. Coordenador regional do PV, Paulo Bio assinalou que a aliança “agrada”. “Tem forte significado de transformação, mudança”. Secretária nacional da juventude, Marina Perin disse que sua presença no ato serviu para “legitimar” a escolha da municipal.

Paulinho sustentou que o acordo é “divisor de águas” na corrida pelo PV “ser força respeitável na cidade e no País”. Para o pré-candidato, os quadros da sigla “significam muito na construção de ideias” para recolocar Santo André na vanguarda. “Primeiro pelo peso do partido, além da figura do Donizeti. Será estímulo para agregar outras forças. Inauguramos nova etapa de conversas com partidos que têm representatividade. Continuaremos diálogo (de construção), agora com esse grande reforço.”

O diretório nacional do partido, presidido pelo deputado federal José Luiz Penna, não se pronunciou sobre a deliberação local. Havia expectativa que o dirigente desembarcasse na região para chancelar a união, mas a visita, no entanto, não se confirmou na atividade de anúncio do acordo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;