Política Titulo Após saída do PMDB
Grana baterá martelo sobre sigla de Araújo

Parlamentar andreense pretende definir rumo partidário até fim de agosto ao lado do prefeito

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
19/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), ficará responsável pela definição dos rumos partidários do vereador José de Araújo, que formalizou ontem no diretório municipal seu desligamento do PMDB após permanecer 44 anos na legenda. “Até o fim de agosto pretendo concretizar ao lado do Grana a minha filiação em outra sigla”, frisou o parlamentar. O agora ex-peemedebista já indicou que desembarcará em agremiação que vai apoiar o projeto de reeleição do petista em 2016. Ele deve se reunir ainda nesta semana com a cúpula do Paço para formatar o cenário possível dentro do arco de alianças.

“Posso garantir que não há nada encaminhado”, disse Araújo, ao descartar que esteja em conversas adiantadas com qualquer partido. Líder do governo Grana na Câmara, o vereador tinha convite oficial para ingressar no PSD. Por outro lado, a recente saída de Paulinho Serra (PSD) da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura, com vistas a pleitear vaga ao Executivo no ano que vem, resultou no recuo do parlamentar em efetivar migração para a ala pessedista.

O discurso inflamado do ex-peemedebista ontem na tribuna da Casa deixou clara a sua mágoa ao sair da sigla. Araújo entrou em dezembro com ação no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) para postular liberação do partido. Alegou perseguição política interna na Justiça. Na semana passada, ele obteve autorização, sem risco de perder a cadeira legislativa.

Os diálogos ainda estão incipientes, só que alguns interlocutores do governo já defendem que Araújo ingresse em partido nanico, que firme coligação proporcional com o PT, o que, na teoria, asseguraria posto ao aliado na Câmara. Porém, há avaliação que, neste modelo, o parlamentar tiraria uma vaga dos próprios petistas – hoje com cinco representantes. Por conta do alto índice de votação, série de siglas considera que a entrada de Araújo afugenta novos pré-candidatos. Ele conquistou 5.303 votos no processo eleitoral de 2012, o quinto na lista entre os mais lembrados nas urnas, alcançando o seu sétimo mandato na Casa.

Diante do panorama, nos corredores do Paço, Araújo já foi cogitado para entrar na briga pelo cargo de vice de Grana, substituindo Oswana Fameli (PRP). Em contrapartida, o vereador reforçou interesse em buscar a sua reeleição na Câmara. Vários partidos da base de sustentação, contudo, projetam abrir discussão sobre a futura composição da chapa majoritária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;