Internacional Titulo
Decisão sobre referendo na Venezuela sai em março
Por Da AFP
15/02/2004 | 13:17
Compartilhar notícia


O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciará em março e não no próximo dia 29, como antecipou na sexta-feira, se vai organizar o referendo revogatório do mandato do presidente Hugo Chávez, informou neste domingo um de seus diretores, Jorge Rodríguez.

"Em 29 de fevereiro só daremos os resultados do processo de verificação de assinaturas. Assim, a decisão final não será nesse dia", disse o diretor a jornalistas. Rodríguez explicou que os resultados das assinaturas em 29 de fevereiro são "preliminares" e que não é certo que estes resultados mostrarão uma "tendência definitiva" sobre a existência ou não de um referendo contra o presidente.

Na sexta-feira, através do mesmo diretor, o CNE garantiu que iria se pronunciar no dia 29 deste mês se procedia o referendo contra o presidente e deputados da situação e da oposição.

No entanto, Rodríguez explicou agora que o CNE publicará em primeiro de março o resultado da verificação de assinaturas: quais foram aceitas e quais foram recusadas durante os processos de coleta no final do ano passado.

Rodríguez disse que o CNE poderá abrir em 2 de março um "período de reparos" de cinco dias, durante os quais os eleitores que não assinaram e que aparecem como solicitantes dos referendos possam impugnar suas assinaturas.

Ao terminar esse processo, a convocação - ou não - da consulta popular contra Hugo Chávez poderia ser conhecido na primeira quinzena de março, informou a imprensa local.

Chávez reiterou na sexta-feira sua denúncia de que a oposição cometeu uma "megafraude" na coleta de assinaturas e insistiu em que seus detratores não recolheram as 2,4 milhões assinaturas necessárias para ativar a consulta. O presidente também anunciou que se o CNE decidir que a consulta procede, ele a impugnará no Supremo Tribunal de Justiça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;