Economia Titulo
Profissão de barista ganha espaço no Grande ABC
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
17/05/2009 | 07:18
Compartilhar notícia


Uma profissão não muito conhecida vem fazendo sucesso nos cafés da região. Nem todos os clientes sabem que o café que tomam, muitas vezes, é feito por um profissional especializado no assunto, o barista.

Barista é o profissional que vai além de identificar um bom café. Ele é o responsável por encontrar os grãos perfeitos e a combinação exata de aroma, sabor e corpo.

"A profissão de barista já existe a muito tempo na Europa, mas chegou ao Brasil a cerca de nove anos apenas. Além de saber preparar um bom café, o barista sabe diferenciar cada tipo de grão, conhece a história do café e a sua qualidade", explica Stella Gross, coordenadora de cafés da rede Fran´s Café.

Além de treinar os funcionários da rede interessados em se tornar barista, Stella também tem outras funções. "Sou nutricionista e me interessei nesta profissão. Comecei a fazer cursos para me especializar. Hoje, além de treinar os baristas, também faço o controle de qualidade e desenvolvimento da rede", afirma Stella.

Ivanilde Maciel da Silva, mais conhecida como Ives, é barista da unidade Portugal da rede Fran´s, em Santo André há um ano. "Fiz um curso oferecido pela própria rede no ano passado e gostei bastante pois não foi um curso que ficou na teoria, uso o que aprendi todo dia. Eu sempre gostei muito de mexer com café, faço por prazer".

Segundo Stella, o curso para a profissão existe em diversos locais. "As aulas duram, no máximo, um mês e podem ser encontradas em diversos locais, como a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) e no Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo", lembra.

Consumidor - Para Stella, o consumidor já percebeu a importância do barista. "O cliente confia na qualidade do café feito por um profissional. O barista sabe que não é só colocar pó de café e água quente, precisa estar atento à qualidade do café e da água e também a temperatura", explica.

Ives também ressalta que o consumidor prefere um café feito por um barista. "O cliente vê a importância de uma barista, o café fica diferente do que é feito pelos atendentes normais. Alguns chegam e querem que eu faça o café. Isso é uma grande satisfação".

Próximo do inverno, Ives espera que o movimento aumente bastante. "O trabalho deve aumentar no inverno, são os melhores meses para trabalhar", confessa.

Mercado - Apesar de ser uma profissão pouco conhecida, Stella vê um mercado em crescimento. "O mercado está bastante aberto, mesmo sendo uma profissão pouco conhecida. Mas o barista não pode achar que é só fazer o treinamento, é preciso sempre se atualizar, fazer cursos, visitar cafés, pois a área do café é muito dinâmico, um que faz sucesso hoje, pode não fazer daqui seis meses",

Segundo Ives, o retorno financeiro também compensa na hora de se especializar. "O salário também melhora, mas o que vale mesmo é a satisfação do cliente".

"O salário de um barista varia bastante, mas chega a ser de R$ 1.500. Maior do que outras atendentes que sabem fazer o básico", conclui Stella. (Supervisão Marcos Seabra)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;