D+ Titulo
Questão de pele
Do Diário do Grande ABC
02/01/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


Tomar um solzinho é tudo de bom, mas para curtir essas e as próximas férias pra valer, sem se preocupar, é preciso ficar sempre de olho na proteção. As consequências de ‘torrar' podem não parecer tão graves agora, mas são implacáveis no futuro. É por isso que virar pimentão não é nada legal. É possível sim ganhar uma corzinha da forma mais tranquila e gradual, sem riscos à saúde. Confira mais sobre o assunto e tire as dúvidas:

Por que não pode abusar do sol?

Ficar exposto durante muito tempo pode trazer consequências graves por causa dos raios nocivos emitidos pelo sol. O efeito é cumulativo, ou seja, o adolescente já precisa se preocupar porque quando tiver mais idade é possível que desenvolva envelhecimento precoce e até câncer de pele. As áreas do corpo que envelhecem mais rápido são, justamente, as mais expostas como braços, colo, pescoço, orelhas e rosto.

Qual a diferença entre bronzeador e protetor solar?

Como o nome já diz, bronzeador não protege, apenas bronzeia. Já o filtro solar tem a função de diminuir o efeito dos raios de sol sobre a pele. Os protetores rebatem os raios UVA e UBV formando uma barreira.

O que são raios UVA e UVB?

Os UVA ocorrem desde o nascer até o pôr-do-sol, atingem a pele profundamente, provocando ressecamentos, rugas e perda de elasticidade. Os UVB têm maior incidência entre 10h e 16h e provoca queimaduras e manchas. É o principal responsável pelo aparecimento de câncer.

Por que os protetores apresentam numeração?

O fator de proteção solar (FPS) indica o grau de proteção. Quando se usa um filtro 15, por exemplo, a pele leva 15 vezes mais tempo para receber os efeitos nocivos do sol do que se estivesse sem o produto. Quanto mais alto o fator, mais proteção.

Fazer misturas caseiras e passar na pele é perigoso?

Muito. Podem provocar bolhas, queimaduras de até 3º grau e manchas que vão durar para sempre. Por isso, não acredite em receitas mirabolantes - como coca-cola, água de coco, óleo de urucum, água com folha de figo, vaselina líquida com óleo de amêndoas e suco de limão - o que funciona mesmo é protetor solar.

Cenoura ajuda a ficar moreno?

Cenoura, batata-doce, mamão, manga, brócolis e espinafre são ricos em betacaroteno. O nutriente ajuda a formar a vitamina A e reforçar o bronzeado.

Autobronzeador é uma boa?

Os médicos não têm restrição aos autobronzeadores. Eles são vendidos em creme, spray ou gel e duram de três a quatro dias. Esses produtos possuem uma substância chamada diidroxiacetona (DHA) que reage com a queratina e dá coloração marrom.

Tomar sol faz bem também?

Sim, na medida certa. Ficar exposto aos raios solares por pouco tempo, com proteção e no horário correto traz benefícios à saúde, como produção e absorção da vitamina D pelo organismo, que está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. O sol também ajuda a cicatrizar espinhas.

NUNCA ESQUEÇA QUE ...

O melhor horário para tomar sol é até as 10h e depois das 16h.

Protetor solar nunca é demais. Passe sem roupa e, pelo menos, 30 minutos antes de se expor. O ideal para os mais claros é fator 60 no rosto e 30 no corpo. Os morenos podem usar 40 e 20.

É essencial reaplicar o protetor a cada duas horas ou se suar muito e depois de entrar na água.

Alguns protetores são oleosos demais e podem causar espinhas. Verifique qual o melhor para seu tipo de pele, mas não deixe de usar.

Protetor labial e filtro solar de cabelo também são muito importantes.

Óculos de sol, boné, chapéu, camiseta e guarda-sol são essenciais.

Tomar bastante líquido durante o verão ajuda a manter o organismo saudável.

Não é legal abusar dos exercícios físicos nessa época, principalmente, das 10h às 16h, mas dos cremes hidratantes, sim.

É importante ir ao dermatologista para verificar as pintas. Observe se coçam, sangram ou aumentam de tamanho. Fique sempre de olho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;