Internacional Titulo
Budistas são mais felizes que pessoas comuns, diz pesquisa
Por Do Diário OnLine
22/05/2003 | 10:50
Compartilhar notícia


Pesquisas realizadas por dois grupos diferentes de cientistas norte-americanos podem levar muita gente a mudar suas crenças: os budistas são mais felizes, calmos e serenos do que as pessoas ‘comuns’.

Os neurocientistas envolvidos nos estudos chegaram a essa conclusão após analisar tomografias de cérebros de budistas e não-budistas. Assim, eles descobriram que algumas áreas do cérebro referentes às emoções, auto-controle e ao bom humor se destacam constantemente nos budistas.

Em entrevista à agencia de notícias Reuters, o professor Owen Flanagan, da Duke University, da Carolina do Norte, disse que “agora podemos criar hipóteses com alguma confiança de que aqueles budistas aparentemente calmos e felizes com que se cruza em lugares da Índia realmente são felizes”.

Uma segunda pesquisa, desenvolvida no Centro Médico San Francisco da Universidade da Califórnia, sinaliza que meditar pode ‘ensinar’ uma área do cérebro referente à ‘memória do medo’. Segundo o Paul Ekman, os budistas experientes não ficam tão chocados, frustrados, ou nervosos como quem não medita.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;