Política Titulo Por Paço
Rautenberg anuncia troca do PTB para o PSDB

Mesmo com risco de perder cadeira, vereador de Sto.André antecipa disputa ao Paço em 2016

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
25/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O vereador de Santo André Roberto Rautenberg anunciou ontem que deixará o PTB para ingressar no PSDB. Mesmo correndo o risco de perder a cadeira legislativa, o parlamentar afirmou que definiu pela saída visando antecipar a disputa ao Paço em 2016, quando ele pretende integrar a chapa majoritária como candidato a prefeito ou a vice. Em primeiro mandato, o político confia que a troca fortalecerá laços de possível aliança entre o tucanato e petebistas, partidos históricos de oposição ao PT na cidade.

“Estou confiante que a coligação será boa para ambas as legendas. Aceitei a mudança porque vejo que temos interesses próximos. Vou convidar o PTB para estar junto (no arco de alianças). A única objeção que coloquei para o PSDB é que se não for eu (nome a sucessão do prefeito Carlos Grana, PT), que seja a (deputada federal) Mara (Gabrilli, PSDB)”, mencionou, referindo-se a eventual retorno da parlamentar para Santo André, cidade onde tem seu nome cotado na maioria do pleitos municipais. Entretanto, atualmente, ela possui domicílio eleitoral em São Paulo.

Rautenberg atestou que recebeu convite do presidente do diretório local do PSDB, Ricardo Torres, no início do ano, após ter coordenado, em Santo André, a campanha do senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial. “O convite, inclusive, surgiu em dois momentos. Além disso, acompanho o trabalho da Mara em Brasília e, se ela vir (como candidata), vou apoiá-la. Caso não venha, tenho interesse de sair candidato à Prefeitura.” Torres não foi localizado para confirmar o trato.

Desde 2011 no PTB, o vereador ainda não comunicou a desfiliação à direção do partido. Segundo ele, a transição será oficializada até amanhã junto à presidente da executiva municipal, Dinah Zekcer. A dirigente ficou surpresa ao ser questionada pela equipe do Diário e disse que vai se manifestar sobre a escolha do parlamentar apenas após a reunião. A proposta de parceria no páreo seria o válvula de escape para Rauteberg. Isso porque somente um acordo não colocaria em xeque a cassação do mandato na Câmara – qualquer suplente da coligação pode entrar na Justiça para requerer o posto.

O parlamentar sinalizou também que deve se encontrar na sexta-feira com o presidente estadual do partido, Campos Machado, para manifestar a definição. Nos bastidores, Rautenberg avalia que a marca do PSDB lhe daria maior status na campanha eleitoral – o PTB andreense estuda lançar candidatura própria. A estratégia foi traçada após conquistar 42 mil votos na eleição do ano passado ao concorrer por vaga de deputado federal. Com essa votação, ele ficou na lista de sexto mais lembrado nas urnas em Santo André, com 13,7 mil votos. Em 2012, o petebista obteve 4.628 sufrágios.

DESMENTIDO

Deputado estadual reeleito, Orlando Morando (PSDB) alegou que não houve convite para Rautenberg ingressar no partido. Segundo o parlamentar, “é insanidade” falar em candidatura majoritária neste momento. “Isso só será discutido depois da formação dos novos diretórios, a partir do mês que vem. Em cidades como Santo André, essa decisão, de ter candidato a prefeito ou não, passará pelo crivo da executiva estadual do partido.” E sobre Mara Gabrilli, Morando sustentou que a hipótese “nunca esteve em pauta” no PSDB. “É assunto infundado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;