Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica de São Bernardo diversifica sua programação
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
06/01/2001 | 15:16
Compartilhar notícia


A Orquestra Filarmônica de São Bernardo quer uma maior proximidade com o público neste ano. Para isso, a temporada 2001 terá três tipos de concertos (didáticos, populares e de repertório), cada qual dirigido a um perfil diferente de espectador. As apresentações começam na primeira quinzena de fevereiro.

Como o grupo foi formado há apenas quatro meses, esta será sua primeira temporada completa. “As pessoas mal sabem que São Bernardo tem sua própria orquestra”, diz o regente titular Paulo Rydlewski, avaliando a estréia do grupo em 2000. Mas, ainda assim, o maestro acredita que o saldo foi positivo: “Um de nossos últimos concertos, na Igreja Matriz, estava lotado”. Apostando nesse interesse do público é que a orquestra resolveu criar as três séries de concertos.

“Uma delas será didática, voltada a estudantes de 7 a 16 anos, com o objetivo de formar novo público”, explica Rydlewski. A idéia é mostrar como funciona o trabalho de uma orquestra e organizar concertos distintos conforme a faixa etária do público.

Os concertos populares formariam a segunda série pertencente à temporada. “Essas apresentações teriam como público-alvo os adultos que nunca assistiram a um concerto ou que já o fizeram em uma ou duas ocasiões”, esclarece. Neste caso, Rydlewski pensa em fazer um repertório relativamente leve, entremeado por alguns comentários com finalidade didática.

Por último, vêm os concertos de repertório, destinados principalmente aos fiéis apreciadores da música erudita. “Nesta série estará a base artística da orquestra. Por meio dela pretendemos mostrar nossa capacidade técnica e artística. Desta forma, podemos manter um bom nível de programação, sem esquecer que é necessário abrir as portas para um novo público”, afirma o regente.

Para criar um vínculo ainda maior com seus ouvintes, a orquestra tem colocado urnas durante suas apresentações, nas quais os interessados depositam uma ficha cadastral que servirá para o envio de agenda e informações sobre o grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;